logo

30/9/2015 08:39

Com aproveitamento de Mano desde o início, Cruzeiro estaria no G-4

Treinador gaúcho conquistou 61,1% dos pontos que disputou, percentual maior que o do Grêmio, terceiro colocado do Campeonato Brasileiro

Com aproveitamento de Mano  desde o início, Cruzeiro estaria no G-4
Mano Menezes tem o melhor aproveitamento entre os treinadores que comandaram o Cruzeiro no Brasileiro (Foto: GloboEsporte.com)

A sequência de bons resultados do Cruzeiro após a chegada de Mano Menezes aliviou a situação do time em relação ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O treinador caiu nas graças da torcida e recebeu muito carinho dos cruzeirenses após a vitória contra o Coritiba. Mas, mesmo com os 11 pontos conquistados nas últimas seis rodadas, o time mineiro só está cinco acima do primeiro colocado do Z-4, a Chapecoense. Por isso, o alerta vermelho segue ligado na Toca da Raposa, já que qualquer vacilo pode deixar o Cruzeiro, mais uma vez, perto da região perigosa da tabela.

A situação, no entanto, poderia ser diferente. Num breve exercício de matemática, percebe-se que a pontuação de Mano Menezes é muito boa. Em seis jogos à frente do Cruzeiro, o técnico conseguiu três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, o que representa 61,11% dos pontos disputados. Este percentual faria do Cruzeiro o terceiro colocado do Brasileirão, na classificação atual, atrás do líder Corinthians (71,4% de aproveitamento) e do vice-líder Atlético-MG (63,1%). O Grêmio, que é o atual terceiro colocado, com 60,7% dos pontos, estaria atrás do Cruzeiro de Mano Menezes.

Mano tem aproveitamento maior que o de seus dois antecessores no Cruzeiro, Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo. Marcelo comandou o time em apenas quatro jogos e conseguiu 8,3% dos pontos. Já Luxa teve, em 18 jogos, percentual de 44,44% dos pontos. O treinador mineiro foi demitido pelo desgaste pelas eliminações precoces no Campeonato Mineiro e na Taça Libertadores, e o carioca pelos números no Brasileirão e pela eliminação na Copa do Brasil.

Se Mano Menezes tivesse no comando do Cruzeiro desde o começo do Brasileirão, a campanha do time realmente poderia ser melhor, não apenas na teoria, mas, na prática. O comentarista do SporTV, Henrique Fernandes, acredita nisso e explica.


Mano Menezes aproveita semana cheia para trabalhar melhor time (Foto: Maurício Paulucci)


- Pelo currículo recente do Mano, e a velocidade de adaptação dele ao time do Cruzeiro, é possível que se ele tivesse assumido o time no início do campeonato a equipe tivesse um aproveitamento superior. Como a briga pela quarta vaga do G-4 tem times que vêm tropeçando demais, não seria absurdo pensar em uma luta por essa vaga na Libertadores. Além disso, Mano teria tido tempo para trabalhar o time, conhecer melhor os jogadores e fazer as alterações que tivesse interesse. Desde que assumiu, essa é só a segunda semana cheia que ele tem para trabalhar. Isso faz diferença. O time do Cruzeiro muito provavelmente estaria em um estágio diferente. Como vem jogando razoavelmente bem, poderia estar ainda melhor.

Veja abaixo os aproveitamentos dos times no Campeonato Brasileiro e qual seria a posição do Cruzeiro com os três treinadores. Vale lembrar que, na classificação verdadeira, o time é o 13º colocado, com percentual de 42,9% dos pontos. As classificações abaixo são apenas simulações.

Com Mano Menezes
1 – Corinthians – 71,4%
2 – Atlético-MG – 63,1%
3 – Cruzeiro de Mano Menezes – 61,1%
4 – Grêmio – 60,7%

Com Mano Menezes
1 – Corinthians – 71,4%
2 – Atlético-MG – 63,1%
3 – Grêmio – 60,7%
12 – Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo – 44,4%

Com Marcelo Oliveira
1 – Corinthians – 71,4%
2 – Atlético-MG – 63,1%
3 – Grêmio – 60,7%
20 – Cruzeiro de Marcelo Oliveira – 8,3%

1548 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Friendlies Clubs

Sáb - 17:00 -
0 X 0
Atletico-MG
Cruzeiro