A reação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro promete ter efeitos positivos que ultrapassam a condição melhor na tabela da classificação. Com uma folga em relação à zona de rebaixamento, o foco na Raposa passa a ser 2016. Organizando a casa e planejando antecipadamente, o clube quer repetir a fórmula bem sucedida em 2012, quando um projeto bem executado resultou na equipe campeã brasileira em 2013 e 2014.
Gilvan de Pinho Tavares quer repetir a dose para o próximo ano, dessa vez com Mano Menezes, Bruno Vicintin, vice-presidente de futebol, e Thiago Scuro, novo diretor executivo do clube. O trio terá a responsabilidade de conduzir um processo semelhante ao de três anos atrás, avaliando o potencial do atual grupo de jogadores e prospectando atletas que se encaixem com o perfil desejado.
O principal indício de que o Cruzeiro voltou a ter um planejamento de longo prazo é a duração do contrato de Mano Menezes. O novo comandante celeste acertou vínculo até o final de 2017, data em que se encerra o mandado do presidente Gilvan. O presidente sabe que não há mais espaço para erros em sua gestão e agora buscou se planejar com o máximo de antecedência possível para que os próximos anos voltem a ser vitoriosos.
É claro que 2015 ainda reserva alguns perigos, afinal de contas, a folga para a zona de rebaixamento é de apenas cinco pontos. Todavia, com o time voltando a jogar bem, é difícil pensar na equipe de Mano perdendo tantas posições. O fato é que o Cruzeiro junta os cacos de uma temporada muito turbulenta e promete voltar com tudo em 2016.