Mano quer time pontuando para se afastar de vez do Z-4 (Foto: Marcelo Regua/Light Press)
O cartão de visitas de Mano Menezes no Cruzeiro foi excelente: goleada sobre Figueirense e respiro na tabela. Entretanto, logo em seguida vieram três tropeços: derrota para o Flamengo (2 a 0) e empates com Atlético-MG (1 a 1) e Vasco (2 a 2). Apesar de ainda estar conhecendo o grupo de jogadores que tem na mão e já ter contribuído com mais volume de jogo do time, o treinador teve início de trabalho, na Toca da Raposa, bem pior que os três últimos treinadores que comandaram o time.
Nos quatro jogos disputados, Mano Menezes conquistou cinco pontos. Com os resultados, o Cruzeiro pulou de 25 para 30 pontos, conseguindo ganhar posições na tabela, mas, em termos de luta contra o rebaixamento, a equipe continua próxima do Z-4.
Os números de Mano são piores do que seus últimos três antecessores. Em quatro jogos, Vanderlei Luxemburgo conquistou nove pontos; Marcelo Oliveira, no início da temporada 2013, conquistou 10 no mesmo período, enquanto Celso Roth, em 2012, somou oito pontos. Em relação aos últimos 10 treinadores que passaram pelo Cruzeiro, Mano Menezes tem o quarto pior rendimento, ganhando apenas de Vágner Mancini, Emerson Ávila e Dorival Júnior.
Entretanto, ficou nítido, a partir da partida contra o Figueirense, que o Cruzeiro ganhou mais volume de jogo e passou a ser mais perigoso diante da meta adversária, o que não vinha acontecendo nos últimos jogos com Luxemburgo à frente da equipe. Mano Menezes acredita que o time terá mais força na partida contra a Chapecoense, domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Condá, porque terá um dia a mais de descanso.
Jogadores do Cruzeiro focados para tirar o time de situação incômoda no Brasileiro (Foto: Washington Alves/Light Press)
- Não está tudo errado quando a gente não consegue vencer, não está maravilhosa (a situação), não está bom, mas temos que estar preparados para, no próximo jogo, que será novamente contra um adversário direto, na casa deles, sermos competentes, fazer um jogo melhor, com um dia a mais de recuperação, exatamente para ter condições de ir pontuando nesse momento importante, para sair dessa situação que nos encontramos e queremos sair.
A partida é contra um concorrente direto ao rebaixamento. A Chapecoense também busca um bom resultado para ganhar respiro na tabela. O treinador Mano Menezes não terá Ceará, Henrique e Vinícius Araújo, todos suspensos pelo terceiro amarelo, mas terá o retorno do chileno Mena, expulso no clássico com o Atlético-MG.