13/9/2015 13:05
Vitória é o que interessa
Se os objetivos dos rivais no clássico são diferentes, os três pontos se mostram fundamentais para as pretensões de ambos. Jogo de hoje será o tira-teima no ano
Paulo Galvão /Estado de Minas , Roger Dias /Estado de Minas
As situações na tabela de classificação são bem diferentes, mas a promessa é de muita disputa no clássico entre Cruzeiro e Atlético, hoje, às 16h, no Mineirão, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, fazendo jus à tradição. Afinal, enquanto os cruzeirenses precisam da vitória para se distanciar da zona de rebaixamento, os atleticanos lutam pelo título e igualmente têm no triunfo o único resultado que lhes interessa, até para continuar na perseguição ao líder, Corinthians, que está três pontos à frente na tabela e encara o Joinville, nesta manhã, em São Paulo.
Este será o quinto duelo entre os rivais em 2015 e servirá como tira-teima: nos anteriores, houve dois empates (ambos por 1 a 1, pelo Campeonato Mineiro) e uma vitória para cada lado. O time alvinegro venceu por 2 a 1 na semifinal do Estadual, enquanto os celestes triunfaram no turno do Brasileiro por 3 a 1, em sua primeira vitória sobre o arquirrival no novo Independência.
Os treinadores dos dois lados mantêm o discurso de equilíbrio. “O Atlético está disputando a ponta da tabela, e o Cruzeiro buscando sair de uma situação em que se colocou. Mas a importância do clássico está preservada, é quase um campeonato a parte, independentemente da colocação das equipes no Campeonato Brasileiro”, afirma Mano Menezes, técnico da Raposa. Seu colega Levir Culpi entende que sua equipe deve estar bem preparada mentalmente para sair com os três pontos. “É um jogo de concentração. O público maior será o do Cruzeiro, mas a torcida do Atlético estará presente. Vamos com tudo, porque é uma batalha importante. Temos que olhar sempre para o nosso próximo objetivo, que é o Cruzeiro. É jogar focado na vitória.”
Uma prova de que os dois treinadores têm razão é último embate entre os tradicionais rivais, no primeiro turno do Nacional. Mesmo com o Atlético em melhor situação e jogando no caldeirão do Horto, o Cruzeiro conseguiu fazer 3 a 1 de virada na semana que Vanderlei Luxemburgo havia substituído Marcelo Oliveira, ou seja, momento de grande instabilidade.
É justamente àquela vitória que os celestes se agarram para conquistar mais três pontos no Brasileiro. “A dificuldade em clássico é igual para as duas equipes, independentemente do momento em que cada uma se encontra. Chega dentro de campo e a que está bem pode perder, a que não está tão bem pode ganhar. As duas equipes vão entrar para vencer. Como costumo dizer, é 50% para cada lado, pelo nível que é, a dificuldade que é”, argumenta o volante Henrique, um dos mais experientes do grupo cruzeirense.
Outro ponto considerado favorável pelo lado da Raposa é o apoio do torcedor. Mesmo com previsão de chuva, a China Azul promete empurrar os atletas, não permitindo que os poucos mais de 10% de atleticanos se façam ouvir. “Os torcedores já mostraram que estão conosco. Que possam vibrar e nos incentivar, que dentro de campo vamos lutar por eles. Sabemos da importância de vencer este jogo”, declara o camisa 8.
LUTA PELO TÍTULO Vencer o Cruzeiro no Mineirão, com ampla maioria da torcida celeste, não é novidade para os atleticanos. No ano passado, ficou marcada a vitória por 3 a 2, pelo Brasileiro, além do triunfo por 1 a 0 na decisão da Copa do Brasil. Os três pontos agora se tornam essenciais, porque o Galo luta pelo título nacional. Se vencer, ganhará motivação para as rodadas seguintes. Os jogadores alvinegros já entrarão em campo sabendo do resultado do Corinthians. “O campeonato no segundo turno fica mais competitivo, e qualquer erro pode ser fatal. Temos de procurar encaixar a marcação, evitar repetir os erros do jogo no primeiro turno para vencer”, adverte o capitão Leonardo Silva, que jogará o clássico mineiro pela 20ª vez.
Principal novidade do Galo no Mineirão, depois de servir à Seleção Brasileira, o lateral Douglas Santos prevê uma partida decidida em detalhes: “O clássico em si já é tenso, ainda mais com esses momentos. Vai ser um jogo em que os dois vão buscar o gol e de muita luta pela posse de bola. Ganhará quem for melhor. Estamos em bom momento e temos que aproveitar o embalo nesse clássico, mostrar o que estamos fazendo para chegar ao fim do ano em condições de título”.
1035 visitas - Fonte: Super Esportes