Luiz Martini /Superesportes , Tiago Mattar /Superesportes
De um lado um treinador estreante no clássico mineiro. Do outro um técnico em seu 40º jogo entre os arquirrivais. Mano Menezes e Levir Culpi terão momentos distintos no banco de reservas do Mineirão. O técnico celeste disputa seu primeiro jogo entre os gigantes das Gerais. Já o comandante alvinegro, somadas as passagens por Raposa e Galo, chega à partida de número 40 em clássicos.
Se não bastasse o “campeonato à parte” que é o encontro entre Cruzeiro e Atlético, neste domingo, às 16h, no Mineirão, a situação dos clubes na tabela do Brasileiro é mais um atrativo no Gigante da Pampulha.
O Cruzeiro entra em campo com o objetivo de se afastar da zona de rebaixamento. A Raposa está um ponto acima da zona da degola. Por ser mandante, o time celeste terá quase 90% do Mineirão a seu favor. Mais de 43 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para os cruzeirenses.
O Galo é o vice-líder do Brasileiro e quer a vitória para chegar ao topo. O Alvinegro está a três pontos do Corinthians, e entrará em campo sabendo o resultado dos paulistas contra o Joinville. A carga de bilhetes dos atleticanos foi estipulada em cerca de sete mil lugares.
Cruzeiro
Mano Menezes comandou treino fechado nesse sábado, na Toca da Raposa II, e levará ao vestiário do Mineirão dois grandes mistérios: Bruno Rodrigo e Leandro Damião. Zagueiro e atacante participaram de atividade física na sexta-feira, separados do restante do grupo, mas acabaram relacionados para o clássico. Eles se recuperam de contusões e a presença no grande jogo depende da evolução das dores.
A grande surpresa no Cruzeiro deverá ser o meia Alisson, que retornou ao clube depois de servir a Seleção Brasileira Olímpica. Ele participou normalmente do treino técnico com bola e está prestigiado com Mano Menezes, que garantiu sua participação no jogo “desgastado ou não”. Durante entrevista nessa sexta, o treinador celeste projetou clássico equilibrado no Mineirão.
"Acredito muito em equilíbrio para este tipo de jogo, não sou do circo nem do trapézio, mas gosto de equilíbrio (risos). É estar preparado para um jogo grande como este, às vezes você quer demais e atrapalha. Então tem que estar no ponto certo para todos entenderem bem que precisam fazer a sua parte”, disse.
Depois do clássico no Mineirão, o Cruzeiro seguirá em Belo Horizonte para receber o lanterna Vasco, na quarta-feira, dia 16, às 22 horas, em partida válida pela 26º rodada do Campeonato Brasileiro.
Atlético
A principal dúvida do Atlético está entre Dátolo e Patric. O argentino ganhou a titularidade contra o Atlético-PR e está há três jogos no time. Como Douglas Santos estava na Seleção Brasileira, Patric atuou nesse período na lateral esquerda. Porém, o jogador já foi testado por Levir no meio e agora disputa com Dátolo uma posição na equipe.
O técnico Levir Culpi não quis adiantar a formação, mas disse que o time está na “ponta da língua” dos torcedores.
"Não vamos divulgar. Nosso time já está quase pronto, na ponta da língua dos torcedores. Não vamos ter modificações significativas. Nada de especial para surpreender", disse.
Depois do confronto com o Cruzeiro, o Atlético vai a São Paulo encarar o Santos, na Vila Belmiro. O Galo fará seu segundo jogo consecutivo fora de casa diante dos paulistas.