13/9/2015 08:45
Por que Cruzeiro e Atlético-MG fazem clássico que vai além da rivalidade
Vencer o rival na tarde deste domingo pode definir como será o restante do ano para cruzeirenses e atleticanos
Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, no Mineirão (Foto:Juliana Flister/LANCE!Press)
Um jogo que vai além da maior rivalidade de Minas Gerais. Quando deixarem o Mineirão, nesta tarde, após o duelo válido pela 25ª rodada, Cruzeiro e Atlético-MG podem decretar o que farão até o fim do Campeonato Brasileiro. A Raposa quer se afastar definitivamente da zona da degola, enquanto o Galo pleiteia seguir na cola do líder Corinthians.
Vencer o rival e dar alegria a sua torcida poderia ser o único combustível no duelo de hoje. Contudo, tanto Mano Menezes quanto Levir Culpi admitiram que a rivalidade ficará em segundo plano. O que fomenta o desejo de vencer da dupla são os objetivos na tabela de classificação.
Na antevéspera do compromisso, o treinador do Cruzeiro se pronunciou e explicou que espera dar sequência à recuperação iniciada no triunfo sobre a Ponte Preta, há duas semanas, em Campinas. Na 13ª colocação, com 28 pontos, um a mais que o Figueirense, primeiro da zona de rebaixamento. A preocupação de se aproximar da degola faz com que o técnico almeje ainda mais um triunfo no clássico.
– O respeito (pelo Cruzeiro) faz com que considere o momento atual sempre o mais importante. É assim que enxergo o jogo de domingo, é assim que enxergo o fato de vir para dirigir o Cruzeiro. A vitória é importante por tudo que falamos. Não vamos abrir mão de nada para conseguir o nosso objetivo – declarou Mano.
Levir Culpi também avaliou a questão referente à situação da equipe. Embora destaque a rivalidade existente entre Cruzeiro e Atlético, o técnico do Galo assegura que este não é o principal motivo para alcançar um triunfo no Gigante da Pampulha.
– Se você levar em conta o fator rivalidade, o bom do futebol é ter rival, profissionalmente é um jogo marcante, porque podemos nos aproximar do Corinthians. Por isso é mais marcante para nós do que para o Cruzeiro. O Cruzeiro fará o melhor possível, mas nós estamos muito distantes na pontuação, jogo da rivalidade pra eles, vencer o adversário. Todos querem jogar bem, é o que deixa o futebol interessante. É o jogo da galera, tomara que ninguém se machuque – comentou.
Independente do discurso dos técnicos, as torcidas sabem que a rivalidade influencia bastante no duelo. Não é à toa que mais de 40 mil pessoas já garantiram ingressos para o jogo desta tarde. A expectativa é que o Cruzeiro quebre o seu recorde de público na atual edição do Campeonato Brasileiro.
Ficha técnica
Cruzeiro x Atlético-MG
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 13/9/2015 - às 16h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS/Fifa)
Assistentes: Marcio Eustaquio S Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG/Fifa)
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo (Paulo André), Manoel e Pará; Henrique, Willians, Ariel Cabral e Alisson; Willian e Leandro Damião (Vinícius Araújo). Técnico: Mano Menezes.
Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Giovanni Augusto; Luan e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi.
1122 visitas - Fonte: LANCE!Net