Mano e Levir se enfrentam, neste domingo, no clássico mineiro (Foto: Editoria de Arte)
Títulos, glórias, renome e muitas outras coisas. Nada disso falta a Mano Menezes e Levir Culpi em suas carreiras. Técnicos da primeira prateleira do futebol brasileiro, entretanto, os dois não têm um vasto currículo de enfrentamentos. São apenas três partidas, todas realizadas no ano passado. Mas não faltam fatos para escrever o pequeno currículo dos dois. Neste domingo, às 16h (de Brasília), será escrito o quarto capítulo. E um dos principais. Afinal, os treinadores estarão frente a frente, nada mais, nada menos, no maior clássico de Minas Gerais: Cruzeiro x Atlético-MG.
Em seu terceiro jogo no comando do Cruzeiro, Mano Menezes leva consigo a vantagem de ter vencido dois dos três confrontos com Levir Culpi. Ambos na Arena do Corinthians, seu ex-clube. Um foi pelo Brasileiro: 1 a 0. O segundo aconteceu nas quartas de final da Copa do Brasil. Vitória por 2 a 0 e. Em um dos gols, dancinha na comemoração
Segundo plano
Histórico à parte, os dois treinadores preferem não comentar sobre o trabalho do outro, mas não deixam de render elogios ao rival. O técnico Mano Menezes, mandante da partida, prefere deixar o confronto entre os técnicos em segundo plano.
- Ele (Levir) é um dos grandes profissionais brasileiros, tem uma história nos dois clubes de Minas Gerais, só para dar um exemplo disso. Ele traz consigo o que pensa de futebol, mas eu sempre penso que não devemos pessoalizar esses confrontos. O maior que vai estar em campo é Cruzeiro e Atlético-MG, com suas equipes, tradição e história. Vamos fazer um grande clássico, limpo, como o torcedor quer ver, e para isso vou preparar o Cruzeiro.
Levir Culpi, em tom de brincadeira, sequer analisa o trabalho de Mano, no Cruzeiro, mas elogia o treinador cruzeirense.
- Não tenho capacidade de analisar nem a mim mesmo, só falta analisar o Mano, era só o que me faltava. Nem me conheço, como vou analisar os outros? Só sei que é gente boa, apesar de ser gaúcho, é gente boa (risos).
Mineirão recebe clássico entre Cruzeiro x Atlético-MG, neste domingo (Foto: Reprodução \TV Globo Minas)
Os dois entram com objetivos diferentes no clássico. Enquanto Mano Menezes tenta afastar mais ainda o Cruzeiro da zona de rebaixamento, já que o time celeste está a apenas um ponto do Z-4, Levir Culpi busca continuar na cola do líder Corinthians, na briga pelo título do Brasileiro. O Galo está a três pontos da equipe paulista.