Mineirão vai ser o palco do duelo entre Cruzeiro e Atlético-MG (Foto: Reprodução/TV Globo Minas)
Cruzeiro e Atlético-MG têm tudo para fazer, às 16h (de Brasília) deste domingo, no Mineirão, um clássico bastante movimentado, que vai mexer com as duas pontas da tabela do Campeonato Brasileiro.
Enquanto a Raposa pensa em se distanciar do Z-4, o Galo sonha com a liderança. Outro ingrediente interessante é o pequeno tabu construído este ano. No maior clássico de Minas, o mandante da partida ainda não venceu. Nos jogos disputados no Independência, casa do Atlético-MG, ocorreram um empate e uma vitória cruzeirense; no Mineirão, lar do Cruzeiro, foram um triunfo atleticano e um empate. A expectativa da diretoria da Raposa é que todos os ingressos sejam vendidos até a hora do jogo, o que proporcionará público aproximado de 56 mil pagantes.
Apenas um ponto acima da zona de rebaixamento, o Cruzeiro tem a chance de unir o útil ao agradável. Além de aliviar a própria situação, pode atrapalhar a luta do rival contra o Corinthians pelo título. Para isso, Mano Menezes terá à disposição o talentoso Alisson. O meia estava com a seleção brasileira sub-23 e foi poupado da partida contra o Flamengo, quinta-feira. Outro trunfo cruzeirense será a presença maciça da torcida - mais de 90% do público será celeste.
Além de um clássico regional importantíssimo, o jogo pode valer ao Atlético-MG a liderança do Brasileirão. Três pontos atrás do Corinthians, o Galo pode pular para primeiro em caso de derrota do concorrente. Na pior das hipóteses, a intenção é continuar na cola dos paulistas. Com todos os jogadores considerados titulares à disposição, Levir Culpi vai mandar a campo aquilo que tem de melhor. O treinador não se cansa de afirmar que só se importa com a vitória - mesmo com maioria azul no Mineirão.
A arbitragem do clássico será do gaúcho Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG). A partida será transmitida pela TV Globo para MG (com Rogério Correa, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas) e para todo o Brasil pelo Premiere e Premiere HD (com Jaime Júnior e Henrique Fernandes).
Cruzeiro: Mano Menezes está buscando a formação que considera ideal para o time. Para o clássico, terá a volta de Alisson, que estava com a seleção olímpica. Allano deve deixar a equipe. Leandro Damião é outro que deve voltar. O atacante entra na vaga de Vinícius Araújo. Os 11 que começam são Fábio; Ceará, Manoel, Paulo André e Pará; Willians, Henrique, Ariel Cabral e Alisson; Willian e Leandro Damião.
Atlético-MG: Levir é adepto do mistério e não revelou o time. Mas como o próprio treinador já disse, a escalação está na ponta da língua do torcedor. Se ele não preparar nenhuma surpresa, o Galo terá Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Giovanni Augusto; Luan e Lucas Pratto.
Cruzeiro: sem jogadores suspensos, o Cruzeiro tem um departamento médico bem movimentado. Estão em tratamento ou em fase final de recuperação os zagueiros Léo e Dedé, o volante Willian Farias, o meia Júlio Baptista e os atacantes Joel e Judivan.
Atlético-MG: Thiago Ribeiro está suspenso pelo terceiro amarelo. Mansur se recupera de uma lesão muscular, e Lucas Cândido não tem previsão de volta.
Cruzeiro: Allano, Ceará, Fabrício, Henrique, Manoel, Marcos Vinícius, Pará, Vinícius Araújo e Willian.
Atlético-MG: Cárdenas, Carlos, Dátolo, Leandro Donizete, Leonardo Silva, Marcos Rocha e Patric.