Bruno Rodrigo e Leandro Damião podem aparecer como novidades na equipe titular do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Light Press)
O turno virou, mas o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pelo returno do Campeonato Brasileiro, ainda guarda ingredientes parecidos aos vistos no primeiro duelo entre as equipes na atual edição da competição nacional.
No clássico do primeiro turno entre as equipes, vencido pelo Cruzeiro por 3 a 1, no Independência, o técnico Vanderlei Luxemburgo, recém-contratado pelo clube, fazia apenas a sua segunda partida pela Raposa, precisando afastar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão. Neste domingo, Mano Menezes viverá realidade semelhante, já que a equipe azul segue à perigo na competição, e o novo treinador comandará o elenco cruzeirense apenas pela terceira vez.
Para seguir o mesmo roteiro de seu antecessor e conseguir bater o Atlético-MG, Mano Menezes promete alterar peças no ataque celeste. Em entrevista coletiva, concedida na sexta-feira, o treinador confirmou que o meia Alisson, poupado diante do Flamengo, na quinta, vai a campo, mesmo desgastado após servir a seleção brasileira olímpica.
“O Alisson, desgastado ou não, vai para o clássico. Já descansou bastante e demos um jogo (de folga) na quinta-feira para ele. É menino e depois ele descansa. Agora, precisamos dele”, disse o treinador.
Apesar de confirmar a entrada do meia na equipe, Mano Menezes, em outras posições, prefere manter o mistério. O treinador fechou o treino deste sábado e não revelou se Bruno Rodrigo, recuperado de uma torção no joelho esquerdo, e Leandro Damião, que foi preservado no duelo contra o Flamengo, retornam ao time titular. Ambos os jogadores estão na lista de relacionados para o clássico.
Assim como Mano Menezes, Levir Culpi não confirmou a escalação do Galo para domingo (Foto: Bruno Cantini/CAM)
No Atlético-MG, a conversa é provavelmente a mesma de antes do primeiro clássico: não se deixar levar pela situação ruim do Cruzeiro e buscar a ponta da tabela. Segundo colocado no Brasileiro, o Galo pode assumir a liderança, caso vença o grande rival e o líder Corinthians perca na rodada.
“Sabemos que os clássicos determinam muita coisa, inclusive para o time que não vinha ganhando. Uma vitória no clássico pode salvar o ano. Estamos há três pontos da liderança e vamos chegar nela e, para isso, temos que ganhar esse jogo’, avaliou o atacante Pratto.
O objetivo do Atlético-MG de se tornar líder do Brasileiro é claro, mas a escalação a ser utilizada por Levir, não. Assim como Mano Menezes, o técnico atleticano também não permitiu a entrada da imprensa no treino deste sábado. Com isso, permanece a dúvida quanto à possível utilização de Patric, no meio-campo, no lugar de Dátolo.
Certeza mesmo é que Douglas Santos retorna ao time titular. Desfalque nas últimas rodadas por estar servindo a Seleção, o lateral-esquerdo deve ser titular no domingo. Além do camisa 6, o treinador também contará com as voltas do volante Eduardo e do atacante Carlos, que estavam na seleção olímpica e ficam no banco de reservas. Thiago Ribeiro, suspenso, e Mansur, lesionado, serão as ausências do Galo no clássico.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X ATLÉTICO-MG
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 13 de setembro de 2015 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (ESP-MG) e Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG)
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Manoel, Paulo André e Pará; Willians, Henrique, Cabral, Alisson (Allano) e Willian; Leandro Damião (Vinícius Araújo)
Técnico: Mano Menezes
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Dátolo (Patric), Luan e Giovanni Augusto; Pratto
Técnico: Levir Culpi