12/9/2015 12:33
Quem vai dançar o tango?
Muito amigos após terem jogado no Vélez, Ariel e Pratto prometem uma pausa no bom relacionamento para lutarem até a última gota de suor por Cruzeiro e Atlético
Cruzeiro e Atlético preparam suas armas para mais um clássico, agora válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, amanhã, às 16h, no Mineirão. Entre os trunfos de cada um dos rivais estão dois argentinos que fizeram grande amizade quando defenderam o Vélez Sarsfield, de seu país natal, e que se reencontram no maior duelo mineiro em situações bem diferentes.
Enquanto o cruzeirense Ariel Cabral chegou em agosto, ainda está se adaptando e vai para seu primeiro duelo mineiro, o atleticano Lucas Pratto já se sente à vontade com a camisa alvinegra, tendo até mesmo escrito seu nome na história da disputa com dois gols marcados contra o grande rival nas semifinais do Campeonato Mineiro deste ano, no Gigante da Pampulha.
Se são muito amigos fora de campo, a promessa é de cada um se empenhando ao máximo para ajudar sua equipe a alcançar o triunfo, ainda que as condições na competição sejam distintas. Enquanto a Raposa, atual bicampeã, luta para se livrar da ameaça de rebaixamento, o Galo briga pelo título, que não conquista desde 1971.
“Temos uma amizade boa há muito tempo, mas, em campo, isso acaba. Cada um defende seu lado. Ele tem me ajudado desde que cheguei, e entre as coisas que conversamos está a rivalidade entre Cruzeiro e Atlético, que é enorme”, afirmou Ariel Cabral, que completou 28 anos ontem e espera ganhar a vitória de presente de aniversário.
Justamente por conhecer bem o compatriota, o cruzeirense já alertou os companheiros para a necessidade de marcá-lo de perto. Ele também destaca o trabalho do técnico Mano Menezes para anular não só Pratto, mas os demais jogadores do Atlético.
Alguns poderiam supor que Ariel Cabral aproveitaria todo o conhecimento que tem do adversário para tentar desestabilizá-lo. Isso, porém, é descartado pelo volante celeste. “Não sou assim (risos), não faço provocações, sou muito tranquilo. Me concentro para fazer o melhor quando a partida começar. Isso é que vale.”
“TIME ERRADO” Quando Ariel Cabral se apresentou ao Cruzeiro, Pratto brincou, dizendo que ele “veio para o time errado”, já que gostaria de atuar outra vez ao lado do amigo. Eles jogaram por duas temporadas e meia juntos no Vélez Sarsfield (de 2012 a 2014), disputando clássicos com o Boca Juniores, River Plate e Lanús. Agora, o atacante considera que o confronto entre os compatriotas será uma das atrações do duelo de amanhã: “Jogamos juntos no Vélez, e, agora, será interessante e lindo atuar um contra o outro. Falei com ele outro dia, perguntei como estava tudo, e hoje (ontem) foi aniversário dele. Trocamos mensagens frequentemente. É um ótimo jogador para nosso adversário”.
Artilheiro do Galo no ano, com 20 gols, Pratto sabe que o duelo será de muito equilíbrio, por mais que Atlético e Cruzeiro vivam momentos distintos no Campeonato Brasileiro: “Clássico é um jogo à parte, que por mais que um time esteja bem e outro mais ou menos, a diferença é mínima. Quem fala que não quer atuar nesse jogo é mentiroso. O mais bonito de um jogo desses é senti-lo, desfrutá-lo dentro do campo. Espero que o torcedor possa curti-lo em paz”.
Este será o quinto clássico de Pratto, de 27 anos, em Minas Gerais. Ele foi derrotado apenas no último, em que foi bem anulado pelos zagueiros do Cruzeiro e quase não chutou a gol. Desta vez, espera se movimentar mais no setor ofensivo para ter liberdade, além de finalizar com precisão.
“Não podemos cometer os erros do último jogo. Naquele dia, tomamos dois gols em sequência e não tivemos como reagir. O primeiro foi contra (de Jemerson), o segundo foi no início do segundo tempo, e o terceiro foi de contra-ataque. Se tudo funcionar bem, temos a confiança de que podemos ganhar.” Ele afirma que o clima dos clássicos no Brasil é semelhante ao da Argentina. “É bastante parecido, pois são jogos que determinam muitas coisas. Para os times que não estão ganhando, um clássico pode salvar o ano. Agora, temos de vencer para continuar sonhando com o título e vamos nos esforçar muito para isso.”
ARIEL CABRAL
Nome: Alejandro Ariel Cabral
Posição: Volante
Nascimento: 11/9/1987, em Buenos Aires
Altura/Peso: 1,87m/81kg
Jogos/Gols: 5/0
Clubes: Vélez Sarsfield-ARG (2007-2010 e 2011-2015); Légia Varsóvia-POL (2010-2011); e Cruzeiro (desde 8/2015)
Títulos: Mundial sub-20’2007 (Seleção Argentina); Clausura Argentino’2009; Copa da Polônia’2010-2011
LUCAS PRATTO
Nome: Lucas David Pratto
Posição: Atacante
Nascimento: 04/06/1988, em La Plata
Altura/Peso: 1,89m/83kg
Jogos/Gols: 41/20
Clubes: Boca Juniors (2007 e 2009); Trigre-ARG (2007-2008); Lyn-NOR (2008-2009); Unión Santa Fe-ARG (2009-2010); Universidad Católica-CHI (2010-2011); Genoa-ITA (2011-2012); Vélez Sarsfield (2012-2014); Atlético (desde janeiro de 2015)
Títulos: Apertura Chileno’2010; Apertura Argentino’2012; Superfinal do Argentino’2013; Supercopa Argentina’2014; e Mineiro’2015
939 visitas - Fonte: superesportes