Mano Menezes pode ajudar ex-time, caso vença o clássico mineiro no domingo (Foto: Douglas Magno)
Mano Menezes é técnico do Cruzeiro. Mas quis o destino que o futebol colocasse o treinador no caminho do Corinthians, novamente.
Indiretamente, é verdade. Mas, neste domingo, ele será peça importante para alimentar as esperanças do hexacampeonato Brasileiro do time paulista e, ao mesmo tempo, atrapalhar a caminhada do rival Atlético-MG, que concorre com o time paulista na briga pelo primeiro lugar. A Raposa encara o Atlético-MG, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão. Uma vitória também dá alivio para o time mineiro, que luta diretamente contra o rebaixamento.
O comandante ficou mais da metade de 2015 sem emprego, após deixar o Corinthians, esperando uma proposta que o interessasse. O Cruzeiro foi o destino, e o caminho do treinador em Minas Gerais começou bem. Sob os olhos dele, o time celeste bateu a Ponte Preta, em Campinas, com Deivid como treinador interino. Na estreia oficial, contra o Figueirense, uma goleada implacável, por 5 a 1. Após o primeiro tropeço, 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, ele vai encarar o Atlético-MG e pode ajudar, e muito, seu ex-clube.
O Timão entra em campo antes, contra o Joinville, às 11h, na Arena Corinthians. Ou seja, a tarde fica livre para os corintianos torcerem para o Cruzeiro, para Mano Menezes e, consequentemente, para um tropeço do Galo. Se o time paulista fizer seu papel e vencer os catarinenses, e Mano bater o Atlético-MG, o Corinthians abrirá seis pontos para o concorrente ao título. Mas o técnico pouco se preocupa com essa situação.
- Sinceramente, não estou pensando nisso (ajudar ou não o Corinthians). Pela grandeza do Cruzeiro, pela grandeza do clássico, já são coisas importantíssimas para a gente se envolver, pensando no que vai acontecer no domingo, independente do nosso resultado estar envolvendo outras equipes da competição. Em todas as competições de pontos corridos, isso acontece frequentemente, mas, certamente, a gente não se atém a essas coisas, pois temos coisas mais importantes para pensar.
Passagem pelo Corinthians
Mano Menezes tem muita história no Corinthians. Ao todo, contando suas passagens de 2008 a 2010, e a última, em 2014, o treinador acumulou 248 jogos. São 136 vitórias, 64 empates e 66 derrotas. Ele conquistou a Série B de 2008, a Copa do Brasil de 2009 e o Campeonato Paulista de 2010. No entanto, ficou a frustração de não ter levantado o caneco do Brasileirão.
Em 2014, o atual treinador do Cruzeiro conduziu o Corinthians para a Libertadores, mas não de maneira direta. O Timão terminou o Brasileiro do ano passado em quarto lugar, com 69 pontos. No entanto, no final da temporada, Mano convivia com desgastes políticos no clube, além de enfrentar críticas da torcida, que chegou a pedir a demissão do comandante.
Mano Menezes treinou o Corinthians por duas vezes em sua carreira (Foto: Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians)
Após o último jogo do Brasileiro, na vitória sobre o Criciúma, por 2 a 1, Mano anunciou sua saída, mesmo antes do fim do contrato. Um dos motivos teria sido a aliança com Mário Gobbi, presidente da época, que bancou sua contratação. A iminente mudança de gestão, que se confirmou com a eleição de Roberto de Andrade, pode ter sido um dos motivos fundamentais para a saída do treinador e a consequente contratação de Tite.