Thiago Madureira /Superesportes
O repetido chavão de que o clássico pode ser um divisor de águas vale mais do que nunca para a partida deste fim de semana. Atlético e Cruzeiro se enfrentam no agora cinquentenário Mineirão pela primeira vez, domingo, às 16h. O vencedor sai renovado e em busca de objetivos maiores: enquanto o Galo mira a liderança, a Raposa quer deixar a incômoda situação na parte de baixo da tabela. O perdedor pode ver sua situação ficar complicada: o clube estrelado pode terminar a rodada no Z-4, ao passo que o alvinegro pode ver o Corinthians, grande rival pelo título, disparar na ponta do Campeonato Brasileiro.
Na parte de cima da tabela, o Atlético tem como objetivo voltar à liderança. Em caso de vitória e com derrota da equipe paulista, o Galo assume o primeiro lugar pelos critérios de desempate. “Clássico, você não só joga, precisa sentir, respirar e viver. É um jogo à parte no campeonato. É entrar com o coração. Eu me sinto muito à vontade nesse tipo de jogo”, avaliou o zagueiro Leonardo Silva. Se for derrotado pelo maior rival, o Galo pode ver o Corinthians aumentar a vantagem, além de acompanhar a aproximação do Grêmio.
Já o Cruzeiro, que briga para sair da desconfortável parte de baixo da tabela, pode ganhar uma posição e deixar a zona de rebaixamento mais distante se vencer. A derrota pode significar um grande revés em termos de colocação: a Raposa pode cair para a 17ª posição, no Z-4.
“Vamos enfrentar um grande adversário, mas eles também sabem que vão. O torcedor do Cruzeiro pode ir ao campo que o rendimento que ele vai ver é o que viu nos últimos jogos, com a postura dos últimos jogos e será um grande jogo, pode ter certeza disso”, afirmou o técnico Mano Menezes, após a derrota do Cruzeiro para o Flamengo, nessa sexta-feira.