MAURO HORITA/ AGIF/GAZETA PRESS
Depois de 11 rodadas com Luan, do Grêmio, na ponta, a disputa pela Bola de Ouro tem um novo líder. Depois de fazer o gol do Corinthians no empate por 1 a 1 com os gremistas, em duelo que envolvia dois times brigando pelo título do Campeonato Brasileiro, Renato Augusto assumiu a primeira posição.
O meia-atacante aumentou sua média de 6,47 para 6,53, ultrapassou Luan, que não jogou no meio de semana por estar com a seleção brasileira olímpica e, dessa forma, ficou estagnado.
Outra mudança foi a ascensão de Rafael Carioca do quinto para o terceiro lugar na mesma disputa, ultrapassando Lucas Lima (que estava com a seleção brasileira principal) e Lucas Pratto. O volante aumentou sua nota de 6,29 para 6,30.
Na seleção da Bola de Prata, não houve alterações quanto ao time ideal do Brasileirão até o momento.
Jornalistas da Placar e da ESPN assistem a todas as partidas do Brasileirão e atribuem notas de 0 a 10 aos jogadores. Receberão a Bola de Prata os craques que tenham sido avaliados em pelo menos 16 partidas. Jogadores que deixaram o clube antes do fim do campeonato estarão fora da disputa. Em caso de empate, leva o prêmio quem tiver o maior número de partidas. Ganhará a Bola de Ouro aquele que obtiver a melhor média.