9/9/2015 18:03
Com Mano Menezes, jogadores se acostumam a um novo perfil de treinador no Cruzeiro
Enquanto Luxemburgo era severo em cobranças, novo técnico prefere o diálogo
Mano Menezes prefere se posicionar perto dos jogadores no banco de reservas para dialogar durante partida
A chegada de Mano Menezes ao Cruzeiro gerou mudanças para a relação entre os jogadores e treinador na Toca da Raposa. Enquanto Vanderlei Luxemburgo se destacava pelo perfil rígido nas cobranças aos comandados, o novo técnico da Raposa prefere tom de diálogo mais ameno com os atletas.
“O Luxemburgo é firme nas palavras. O Mano Menezes chega mais e conversa. Isso pode passar uma coisa para a imprensa sobre o Luxemburgo que ele não é. É a maneira de ele ser duro, cobrar cada jogador. Já o Mano chega, conversa mais no pé do ouvido, passa instrução. Cada um tem sua maneira de ser e lidar com o atleta”, avaliou Allano, que estreou entre os profissionais com Luxemburgo e se tornou titular sob o comando de Mano.
Porém, o novo comandante do Cruzeiro também é capaz de cobrar os jogadores com dureza. É isso que garante o zagueiro Paulo André, com quem Mano Menezes trabalha pela terceira vez em sua carreira.
“É difícil falar de estilos, diferenças de treinador. O treinador tem de ser meio camaleão, saber ser líder, gerenciar o clube. Você tem de falar com tom alto com um, tom ameno com outro, que reage melhor. O bom técnico é o que consegue tirar o melhor de todo mundo. O Mano tem essa característica. Ele fala baixo aqui, mas lá dentro também fala grosso”, destacou o defensor.
Para orientar os jogadores, Mano muda até seu posicionamento no banco de reservas durante as partidas. Enquanto outros treinadores ficam sentados mais próximos de seus auxiliares, o treinador cruzeirense prefere ficar entre os atletas.
“Ele tem essa característica de sentar no meio do banco. Normalmente, o treinador fica perto da escadinha para poder sair. Desde o Corinthians, ele tem essa característica de passar o que está enxergando para os que estão sentados. Em algum momento, você precisará entrar e já sabe o que terá de fazer. Acaba sendo um ensinamento, uma aula, de enxergar o jogo ali do lado”, observou Paulo André.
Na noite desta quinta-feira, Mano Menezes fará sua segunda partida à frente do Cruzeiro. Depois de golear o Figueirense, por 5 a 1, a equipe celeste enfrentará o Flamengo, às 21h, no Maracanã.
1125 visitas - Fonte: Super Esportes