Lucas Pratto comemora gol contra o Vasco (Foto: Reprodução/Sportv)
Lucas Pratto reina absoluto na liderança do Troféu Gringo do Ano. O atacante do Atlético-MG, que deixou sua marca contra o Vasco, na 23ª rodada do Brasileirão, fez 11.10 no Cartola FC e melhorou sua média no prêmio: foi de 6,7 para 6,9. Além disso, o argentino deu adeus à sua maior ameaça – pelo menos por enquanto. Paolo Guerrero, que o seguia de perto, foi retirado do ranking de pontuadores.
O atacante do Flamengo foi convocado pela seleção peruana para os amistosos contra Estados Unidos e Colômbia e sua ausência no Brasileirão o deixou com participação inferior a 40% das rodadas disputadas, um dos critérios para disputar o Gringo do Ano.
Sem Guerrero, a vice-liderança da premiação passou para o equatoriano Erazo, que, com 12 jogos disputados, está com média de 4,6 pontos.
A premiação tem como base os critérios estatísticos de pontuação do Cartola, mas não é mais possível afirmar que "o Troféu Gringo do Ano leva em conta a média de pontos conquistados no Cartola FC", já que a média de alguns deles no "Gringo" é diferente da do fantasy game.
Isso porque apesar de os jogos Atlético-MG 2 x 2 Santos, Figueirense 0 x 0 Internacional, Atlético-MG 3 x 1 São Paulo e Corinthians 3 x 0 Vasco não terem contado pontos para o Cartola, o desempenho dos jogadores foi medido da mesma forma e vale para o Gringo.
Veja como está a classificação após a 23ª rodada: