5/9/2015 08:26
Garotos do Cruzeiro ganham novo ânimo com a chegada de Mano
Experiente e com histórico de trabalhar com jovens atletas, novo treinador da Raposa vai encontrar jogadores talentosos formados nas categorias de base do clube
Mano Menezes deve olhar bem para os jovens do elenco (Foto: Pedro Vilela/LightPress/Cruzeiro)
A chegada de Mano Menezes ao Cruzeiro deu um novo alento aos jovens jogadores do elenco azul. Afinal, o técnico gaúcho tem como uma de suas principais características trabalhar com garotos oriundos das categorias de base em todos os clubes por onde passou. Não que Vanderlei Luxemburgo não goste de contar com os atletas mais novos em seus times, mas o fato é que, nos últimos jogos, apenas Alisson teve uma sequência na equipe titular.
Mano comandou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, com 15 jogadores sub-23. O Brasil ficou com a medalha de prata, perdendo a final para o México. Nos três principais times que treinou, o técnico sempre gostou de usar atletas com este perfil. No Grêmio que conquistou a Série B, Mano contou com o goleiro Galatto e o meia Anderson, heróis da conquista do título de 2005, além do chileno Beausejour e do paraense Pedro Júnior. O Corinthians finalista da Copa do Brasil e campeão da Série B em 2008 teve no elenco Elias, Lulinha, Cristian e Dentinho, todos com este perfil. No último trabalho de Mano Menezes, à frente do Flamengo, Samir, Adryan e Nixon são exemplos de jovens atletas comandados pelo técnico.
No Cruzeiro, com exceção do meia Alisson, titular absoluto de Vanderlei Luxemburgo, os demais jogadores com menos de 23 anos tinham pouco espaço com o treinador. Allano e Marcos Vinícius, também meias, tiveram algumas chances, mais pela falta de opções para a posição do que pela confiança de Luxa nos dois. Vamos ver abaixo, caso a caso, a situação dos jovens atletas do elenco do Cruzeiro.
Mayke
Caiu muito de produção nos últimos meses. Perderia a posição para Ceará no jogo contra o Palmeiras, no Mineirão, pela Copa do Brasil, de qualquer forma. Sentiu uma lesão muscular na coxa direita, o que facilitou sua saída. No entanto, tem muito potencial, como mostrou em 2013 e 2014. Pode ser que Mano Menezes recupere o melhor futebol do lateral.
Eurico
É considerado uma grande promessa da base do Cruzeiro. Já participou de 14 partidas no time profissional, mas ainda não teve uma sequência. Luxemburgo queria que o volante fosse emprestado para um time da Série B para ganhar rodagem. Quase foi para o Ceará, mas o negócio não deu certo. Só participou de uma partida sob o comando de Luxa.
Bruno Edgard
Outra boa promessa das categorias de base azul. Vive situação parecida com a de Eurico. Pode ser emprestado para outro clube ainda este ano. Já jogou seis vezes pelo time de cima, duas com Luxa.
Gabriel Xavier
O talentoso meia jogou seis partidas com Luxemburgo, inclusive as duas primeiras do técnico na volta ao Cruzeiro. Fez gol no clássico com o Atlético-MG, mas se contundiu e não voltou a mostrar o mesmo futebol. O auxiliar técnico Deivid, que trabalhou com Luxa e agora é membro da comissão técnica permanente do Cruzeiro, é fã do futebol de Gabriel, o que pode influenciar Mano Menezes.
Arrascaeta
Contratado com status de estrela, Arrascaeta alternou bons e maus momentos durante o ano. Fez dois gols em 13 jogos com Luxemburgo, mas o treinador perdeu a paciência com a irregularidade do meia, que perdeu espaço também pelas convocações para defender a seleção uruguaia. Tem tudo para ganhar fôlego com a chegada de Mano, mas precisa se envolver mais nos treinamentos e entrar nos jogos mais ligado.
Marcos Vinícius
Talvez seja o jogador mais talentoso de todo o elenco cruzeirense. Foi elogiado por Marcelo Oliveira e por Vanderlei Luxemburgo, mas ainda não estourou. É verdade que foi prejudicado por dois problemas musculares em sequência, logo na chegada de Luxa. Tem tudo para ganhar uma vaga no time titular e não sair mais.
Allano
É outro jogador de grande habilidade, velocidade e inteligência. Precisa controlar mais a cabeça para ter um grande futuro com Mano Menezes e no futebol. Potencial para isso tem.
Alisson
Vai continuar no time titular de Mano Menezes. Parece ter superado as lesões musculares, que atrasaram sua carreira até o momento. Alisson deve disputar os Jogos Olímpicos do ano que vem e não será surpresa se aparecer também nas listas de Dunga para a seleção principal.
1953 visitas - Fonte: GloboEsporte