logo

4/9/2015 07:45

Túnel do tempo: Seleção Mineira pega River Plate na inauguração do Mineirão

GloboEsporte.com revive, nesta sexta-feira, as emoções do jogo inaugural do Gigante da Pampulha com lances, fotos da época e relatos dos primeiros lances do estádio

Túnel do tempo: Seleção Mineira pega River Plate na inauguração do Mineirão
Estádo Minas Gerais, no dia da inauguração, para a partida entre Seleção Mineira e River Plate (Foto: Reprodução / SIte Oficial da Minas Arena)

O GloboEsporte.com te convida a voltar no tempo. Seja bem-vindo ao ano de 1965, no dia 5 de setembro. Data histórica para o futebol mineiro, brasileiro e mundial: marca a inauguração do Mineirão, que, na época, nem sonhava em ter o apelido. Era chamado apenas de estádio Minas Gerais.

Apesar de imponente, algumas obras estão inacabadas. Os funcionários correm contra o tempo para deixar o estádio nos trinques para os convidados da grande inauguração. Obras de infraestrutura como postes de iluminação, asfalto, bares e bilheterias recebem retoques finais. A venda de ingressos foi um sucesso. Até o final da tarde do dia 30 de agosto foram vendidas mais de 50 mil entradas, arrecadando mais de Cr$ 75 milhões.

A formação inicial da Seleção Mineira é composta por quatro jogadores do Atlético-MG, quatro do Cruzeiro, dois da Siderúrgica e um do Uberaba. O treinador Gerson dos Santos comandou um apronto final no estádio, na antevéspera do prélio. Na ocasião, o esquadrão titular foi sacramentado. Rui, Toninho, Luizinho e Capelani, machucados, foram cortados da partida.

O River Plate é um adversário casca grossa para a estreia do estádio. Os portenhos chegaram recentemente de uma excursão na Europa, na qual perderam o último jogo por 3 a 1 para o poderoso Real Madrid. Tem a base da seleção argentina. O treinador José Curti não teve dificuldades para escalar a equipe, desfalcada apenas do goleiro Carrizo. O substituto é o folclórico Gatti, um verdadeiro personagem de longos cabelos loiros, que costuma usar chapéu, bermudas compridas e joelheiras.

O carioca Antônio Viug será o árbitro da partida, auxiliado pelos mineiros Luiz Pereira e Joaquin Gonçalves. Uma história curiosa permeia a escalação da arbitragem. Eunápio Queiroz seria o dono do apito, auxiliado pelo renomado Armando Marques e por Viug. No entanto, a Federação Carioca não liberou os dois primeiros, por conta da final da primeira Taça Guanabara, que ocorre também neste dia 5.


Você acompanha tudo da partida inaugural do estádio Minas Gerais em um Tempo Real Retrô, no GloboEsporte.com, que começa às 14h30 desta sexta-feira, com vídeos exclusivos, imagens e descrição do que aconteceu neste dia histórico.



Seleção Mineira: O treinador Gerson dos Santos confirmou o time que enfrenta os portenhos. Fábio; Canindé, Grapete, Bueno e Décio Teixeira; Bougleux e Dirceu Lopes; Wilson Almeida, Tostão, Silvestre e Tião.
River Plate: O comandante José Curti só tem a ausência do goleiro Carrizo, que será substituido por Gatti. O time argentino entra em campo com Gatti; Sains, Ramos Delgado, Grispo e Cap; Mattosas, Sarnari e Cubillan; Delem, Artime e Mas.



Seleção Mineira: Rui, Toninho, Luizinho e Capelani são os únicos sem condição de jogo. Djair, Capelani, Zé Borges, Valtinho, Edinho I e Edinho II treinaram na véspera, mas foram cortados da partida.
River Plate: Após turnê futebolística pela Europa, os jogadores apresentam cansaço, mas apenas o goleiro Carizzo que teve lesão constatada e não vai para a partida.

2046 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Sáb - 17:00 - -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 -
1 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo