logo

2/9/2015 08:33

Jogos de '18 pontos' serão vitais para futuro do Cruzeiro de Mano Menezes

Raposa encara três adversários que também tentam se afastar do Z-4 do Brasileiro; Mano acompanha partida contra a Ponte, nesta quarta, em Campinas

Jogos de 18 pontos serão vitais para futuro do Cruzeiro de Mano Menezes
Mano Menezes tem a missão de afastar Cruzeiro do Z-4 do Brasileirão (Foto: Daniel Augusto Jr)

A fase é nova no Cruzeiro. Pelo menos no que diz respeito ao comando, dentro e fora de campo. O técnico Vanderlei Luxemburgo foi demitido, e Mano Menezes será o substituto. O diretor de futebol Isaías Tinoco também deixou o clube. O antigo supervisor das categorias de base, Bruno Vicintin, passa a ser o braço direito do presidente Gilvan de Pinho Tavares na gestão administrativa da equipe. Ele assume o cargo de vice presidente de futebol, que estava vago. Os novos ares na direção foram aprovados pela torcida cruzeirense, que se manifestou nas redes sociais com pareceres favoráveis aos nomes de Mano Menezes e Bruno Vicintin.

Se o choque de gestão de Gilvan acalmou os nervos da torcida e trouxe relativa tranquilidade para a direção, a situação na tabela do Campeonato Brasileiro ainda inspira muita atenção e continua dramática. Com 22 pontos em 21 jogos e aproveitamento de 34,9%, o Cruzeiro ocupa a 16ª colocação na disputa (Clique aqui e confira a tabela do Brasileirão). Os três próximos jogos serão decisivos na luta para o time de Mano Menezes se afastar da zona de rebaixamento, já que vai enfrentar adversários que estão bem perto na classificação.


Cruzeiro e Ponte Preta empataram no Mineirão, no 1º turno do Brasileiro (Foto: Agência Estado)


O primeiro será contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), em Campinas, pela vigésima segunda rodada do campeonato. Depois encara Figueirense, que também está ameaçado pela
proximidade ao Z-4, além do Flamengo, que com duas vitórias seguidas começou a se afastar da zona perigosa. O novo treinador cruzeirense, entretanto, não comanda o time, nesta quarta-feira, diante da Macaca. Ele só assume o Cruzeiro em definitivo no próximo domingo, diante do Figueira, no Mineirão.

Desafio em Campinas
Nesta quarta, diante da Ponte Preta, o Cruzeiro faz o primeiro dos três “jogos de seis pontos”. O termo está batido e já virou chavão no futebol, mas é o mais adequado para se referir à partida do Moisés Lucarelli. Com 27 pontos, a Macaca está na 13ª posição no Brasileirão e vem de três partidas sem vitória pela competição. Uma vitória do Cruzeiro deixa os dois times bem próximos na tabela. Porém, um revés do time, que será comandado interinamente pelo auxiliar Deivid, abrirá oito pontos de diferença entre Raposa e Macaca.

Matinê complicada
A estreia de Mano Menezes será no Mineirão, no próximo domingo, às 11h, diante do Figueirense. Em teoria, uma partida tranquila para um bom começo de trabalho. Só em teoria, porque na prática, até agora, os catarinenses foram pedras no sapato do Cruzeiro neste Brasileiro. Em quatro jogos contra equipes de Santa Catarina, no primeiro turno, a Raposa só conseguiu um empate, diante do Avaí. Nas outras partidas, o time celeste foi derrotado por Joinville, Chapecoense e pelo próprio Figueira. O alvinegro de Floripa tem 26 pontos e ocupa a 14ª colocação.


Mano Menezes passou pelo Flamengo em 2013 (Foto: Fabio Castro/Agif/Agência Estado)


Velho conhecido de Mano
O terceiro “jogo de seis pontos” do Cruzeiro será contra um velho conhecido do técnico Mano Menezes. No Maracanã, o time encara o Flamengo, equipe que o treinador comandou em 2013. A situação do Rubro-Negro não é desesperadora, mas requer cuidados. Hoje, o Fla é o 10º colocado, com 29 pontos, mas em caso de dois tropeços nas duas próximas rodadas, pode enfrentar o Cruzeiro com os dois clubes bem próximos na classificação.

Abismo
O Cruzeiro pode respirar tranquilo se conseguir bons resultados diante de Ponte, Figueira e Fla. Mas pode se ver em um abismo se não se der bem contra os três, pois, nesse caso, estaria bem distante do pelotão que almeja algo de bom no Brasileirão e só teria como objetivo escapar do rebaixamento, restando ainda 14 rodadas para o fim da competição, o que seria muito pouco para o atual bicampeão nacional.

1446 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Friendlies Clubs

Sáb - 17:00 - -
X
Atletico-MG
Cruzeiro

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 -
1 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo