Mineirão completa 50 anos no dia 5 de setembro (Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG)
Sempre foi desejo do ser humano mostrar para um grande público sua força e seu intelecto, desde a Grécia e a Roma antigas. E nada melhor que um local de grandes extensões para se apresentar. Assim, surgiram as arenas. Com o passar dos anos, elas foram ampliadas, remodeladas, ganharam inovações, tecnologias. Atualmente, são palco para apresentações de diversas modalidades esportivas e até eventos musicais. No dia 5 de setembro de 1965, o futebol brasileiro ganhou uma nova casa: o Mineirão. Gigantesco para os padrões da época, ele foi considerado durante anos como o segundo maior estádio coberto do mundo, sendo superado somente pelo Maracanã. O estádio "Minas Gerais", como foi chamado inicialmente antes de ganhar o apelido definitivo, cumpriu bem o papel. Neste meio século de existência, o campo sediou inúmeros momentos marcantes do esporte mais popular do mundo. O GloboEsporte.com listou algumas partidas que marcaram a história do "Cinquentão" da semana. Momentos de alegria, decepção, surpresa, emoção e exaltação.
FESTA NO GIGANTE
>>> Seleção Mineira 1 x 0 River Plate – jogo de abertura do estádio
O primeiro grito de gol do estádio veio na abertura do Gigante da Pampulha. Buglê, jogador do Atlético-MG, foi o responsável por estrearas redes do Mineirão, em um amistoso com o River Plate, da Argentina, que terminou com vitória mineira por 1 a 0. Confira imagens do gol da partida (sem narração).
>>> Cruzeiro 1 x 0 Villa Nova-MG – final do Campeonato Mineiro de 1997
O maior público presente na história do Mineirão foi registrado em 1997. Era a final do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro decidia o título contra o Villa Nova-MG, a grande surpresa da competição. Empurrado por boa parte das 132 mil pessoas presentes no Mineirão, a Raposa venceu o Leão por 1 a 0, gol de Marcelo Ramos, e ficou com a taça.
>>> Brasil 3 x 1 Argentina – eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006
Três pênaltis, três gols. Ronaldo foi perfeito e deu show no Mineirão, em 2004, na vitória de 3 a 1 em cima da Argentina. O resultado deu ainda mais confiança ao Brasil e manteve a Seleção na liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Alemanha. O estádio se rendeu ao fenomenal atacante.
>>> Argentina 1 x 0 Irã – primeira fase da Copa do Mundo 2014
O Mineirão se pintou de azul e branco e foi invadido pelos fervorosos torcedores argentinos na fase de grupos do Mundial do ano passado. A cantoria era dos hermanos, mas o Irã caminhava para realizar uma das maiores façanhas na Copa do Mundo, segurando um empate sem gols até os minutos finais. Os torcedores presentes assistiram de perto a Lionel Messi mandar, mesmo com um ângulo reduzido, a bola no cantinho, sem chances para o goleiro iraniano. Festa da numerosa torcida argentina.
OS GRANDES TÍTULOS
>>> Cruzeiro 1 x 0 Sporting Cristal – segundo jogo da final da Libertadores de 1997
Os títulos mais importantes do Mineirão em âmbito internacional foram conquistados pela dupla Atlético-MG e Cruzeiro. Donos do título da Libertadores de 76, conquistado no Chile, os cruzeirenses foram os primeiros a levantar o troféu no estádio. Em 1997, o Mineirão foi palco do bicampeonato celeste da competição, primeira conquista da Libertadores em Belo Horizonte. Vitória da Raposa, com gol de Elivélton, para alegria dos milhares de cruzeirenses que lotavam o Gigante da Pampulha.
>>> Atlético 2 x 0 Olímpia – segundo jogo da final da Libertadores 2013
"Lutar, lutar, lutar, com toda nossa raça para vencer". Enfim, chegou a vez do Galo. Foi sofrido, com muita emoção, seguindo à risca o que diz o hino do clube. O Atlético-MG, comandado por Ronaldinho Gaúcho, venceu todas as adversidades e, claro, o Olímpia. Derrotou os paraguaios no tempo normal e, depois, na disputa dos pênaltis, conquistando o primeiro título da Libertadores da história do clube. Emoção pura no Mineirão.
>>> Atlético 4 x 3 Lanús – final da Recopa Sul-Americana 2014
Um ano depois, o Galo novamente voltou a conquistar um título continental no Mineirão. O destino, novamente, fez Atlético-MG e Lanús se reencontrarem em um final de torneio sul-americano, 14 anos depois da primeira decisão, pela Conmebol. Campeão da Libertadores, o Galo enfrentou o dono da Sul-Americana. No primeiro jogo, vitória por 1 a 0 para o Alvinegro. No segundo, vitória, de virada, por 4 a 3. Era a consagração dos heróis da Libertadores da temporada anterior. E mais um título inédito para o clube.
Atlético-MG foi campeão da Recopa Sul-Americana na temporada passada, após vencer o Lanús (Foto: AP)
>>> Cruzeiro 6 x 2 Santos – primeiro jogo da final da Taça Brasil de 1966
A dupla mineira também conquistou muitos títulos nacionais no estádio. O primeiro foi no ano seguinte à inauguração. Quem consegue parar o Santos de Pelé? Era a pergunta que se fazia na década de 1960. A resposta: existia um grande time, que morava no coração de muitos da cidade de Belo Horizonte e que encheu de vaidade com a goleada por 6 a 2 sobre o Santos, fazendo cinco gols na primeira etapa, algo que poucos imaginavam e acreditavam. Foi o primeiro jogo daquela decisão. No segundo embate, vitória por 3 a 2, de virada, no Pacaembu, e mão na Taça Brasil.
>>> Cruzeiro 2 x 1 Paysandu – 44ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2003
O primeiro título de Campeonato Brasileiro conquistado por um time mineiro no Mineirão veio só em 2003, ano do início dos pontos corridos. Comandado pelo inspirado Alex, craque daquela edição, o Cruzeiro precisava da vitória sobre o Paysandu para garantir a conquista. Zinho e Mota fizeram os gols do time mineiro, que chegou ao segundo título de Brasileiro.
>>> Cruzeiro 2 x 1 Goiás – 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2014
A recompensa pelo planejamento e pela formação de um elenco veio em dobro. Em 2014, o Cruzeiro chegava ao bicampeonato consecutivo do Brasileiro, a quarta edição conquistada em na história do clube. Sob a batuta do técnico Marcelo Oliveira, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e companhia levaram o Cruzeiro à vitória por 2 a 1 sobre o Goiás e garantiram mais uma taça para a sala de troféus do clube mineiro.
>>> Cruzeiro 0 x 1 Atlético – segundo jogo da final da Copa do Brasil de 2014
A final das finais. O Mineirão esperou 49 anos para sediar uma final de âmbito nacional entre Cruzeiro e Atlético-MG. As duas melhores do futebol brasileiro no ano anterior (Galo campeão da Libertadores e Cruzeiro do Brasileiro) chegaram à decisão da Copa do Brasil. O Galo levou a melhor, conquistando o primeiro título nacional no estádio - venceu o primeiro jogo por 2 a 0, no Independência, e o segundo por 1 a 0 no Gigante da Pampulha.
>>> Cruzeiro 1 x 2 América-MG - final da Copa Sul- Minas de 2000
O América-MG também tem história no Mineirão. Conquistou seu primeiro título interestadual no estádio em 2000. Com uma equipe recheada de jogadores que despontaram o futebol brasileiro, o Coelho manteve o espírito esportivo, mesmo com o clima de favoritismo para o lado do rival Cruzeiro e venceu os dois jogos da decisão da Copa Sul-Minas, ambos disputados no Gigante da Pampulha. Vitória por 1 a 0 na partida de ida e, na volta, 2 a 1, de virada.
GIGANTE DE LÁGRIMAS
>>> Brasil 1 x 7 Alemanha - semifinal da Copa do Mundo 2014
Coube ao Mineirão, infelizmente, entrar para a história como o palco da maior tragédia da Seleção até hoje. Os gritos de “gol da Alemanha”, nas semifinais, pareciam não ter fim. Choro, decepção e abatimento a cada bola dentro do gol de Júlio César. Pararam no sete. Uma ferida aberta em 2014 e que, provavelmente, nunca será fechada:
>>> Cruzeiro 0 x 0 Bayern de Munique – segundo jogo do Mundial Interclubes de 1976
O Mineirão também foi palco de decepções para o times mineiros. Como a de 1976. Naquele ano, após conquistar a primeira Libertadores, a Raposa decidiu o título do Mundial Interclubes com o Bayern, da Alemanha. O confronto foi realizado em dois jogos. No primeiro jogo, debaixo de neve, derrota por 2 a 0, em Munique. O segundo foi disputado um Mineirão repleto de cruzeirenses, confiantes de que aquela equipe poderia ser a melhor do mundo. Mas a esquadra celeste não conseguiu transpor a barreira chamada Sepp Maier, goleiro do Bayern, que impediu as chances de gol do time mineiro na decisão.
>>> Atlético-MG 0 x 0 São Paulo – decisão do Campeonato Brasileiro de 1977
Decepção, também, no lado atleticano. Dono da melhor campanha, decisão diante de aproximadamente 102 mil pessoas, tudo isso deixava o time alvinegro mais que favorito ao título. Seis anos depois do primeiro título nacional, conquistado no Maracanã, em 1971, o Galo chegava à decisão contra o São Paulo. Um duelo cheio de mistério e catimba, antes e durante a partida. Sem gols no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. O Atlético-MG desperdiçou três penalidades, perdeu o título e possibilitou que o São Paulo chegasse ao primeiro título Brasileiro.
>>>Atlético 0 x 0 Vasco – 41ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2005
A temporada de 2005 foi uma das mais tristes da história do Clube Atlético Mineiro. O time sucumbiu ao clima conturbado e à fraca campanha realizada naquele ano. Acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. A torcida atleticana lotou o Mineirão para dar força ao time, que não conseguiu sair do 0 a 0 com o Vasco e teve a queda decretada naquele 27 de novembro de 2005.
>>> Cruzeiro 1 x 2 Estudiantes – segundo jogo da final da Libertadores de 2009
Doze anos depois do segundo título da Libertadores, o torcedor cruzeirense foi às lágrimas. Mas não de alegria. Após empate por 0 a 0, em La Plata, o Cruzeiro tinha tudo para vencer a terceira edição do torneio continental. Abriu o placar, dominava a partida, mas levou dois gols do Estudiantes, comandado pelo argentino Verón, em 12 minutos. O sonho do tri foi por água abaixo.
HAJA EMOÇÃO!
>>> Cruzeiro 2 x 1 São Paulo – segundo jogo da final da Copa do Brasil de 2000
O chavão “teste para cardíaco” se encaixa bem para a final da Copa do Brasil de 2000. O concreto do Mineirão suportou bem todos os pulos e viu de perto o sofrimento dos torcedores. O duelo entre Cruzeiro e São Paulo teve virada, expulsão, lance polêmico e muita, mas muita emoção no final. Nos acréscimos, com um gol de Geovanni de falta, o time mineiro virou o jogo e garantiu o tricampeonato. O São Paulo teve chance de virar, no último lance, mas o título ficou nas mãos da Raposa.
>>> Cruzeiro 3 x 0 River Plate – segundo jogo da final da Supercopa da Libertadores de 1991
Era uma missão complicada. Após a derrota por 2 a 0, em Buenos Aires, o Cruzeiro precisava vencer por três gols de diferença para ser campeão. E a Raposa conseguiu. Vitória por 3 a 0 e explosão de alegria no Gigante da Pampulha.
>>> Atlético 1 x 1 Lanús – segundo jogo da final da Conmebol de 1997
O Atlético-MG não se intimidou com a pancadaria sofrida no primeiro jogo, após a goleada alvinegra por 4 a 1 sobre o Lanús, em Buenos Aires. Veio com uma boa vantagem para o segundo jogo. Ao empatar em 1 a 1 com o time argentinos, o Galo garantiu o bicampeonato da Conmebol, cinco anos depois da primeira conquista.
>>> Cruzeiro 1 x 0 Atlético-PR - final da Copa Sul-Minas 2002
Campeão da extinta Copa Sul-Minas em 2001 em cima do Coritiba, o Cruzeiro buscava a dobradinha no ano seguinte. Era contra o também paranaense Furacão. No primeiro jogo, vitória celeste por 2 a 1, na Arena Baixada. Com a vantagem do empate, o Cruzeiro preferiu não jogar com o regulamento na segunda partida. Com um gol do lateral argentino Sorín, que se despedia do clube naquele dia para atuar na Europa, a Raposa venceu o Atlético-PR e garantiu o bicampeonato.
>>> Brasil x Uruguai – semifinal da Copa das Confederações 2013
Um ano antes de ser testemunha da maior tragédia do futebol brasileiro - a goleada sofrida para a Alemanha na Copa do Mundo -, o torcedor mineiro vibrou com a garra e o empenho da Seleção na vitória em cima do Uruguai nas semifinais da Copa das Confederações. Gols do mineiro Fred e do herói improvável Paulinho. A vitória no Mineirão garantiu a Seleção na decisão do torneio, vencido mais tarde após triunfo sobre a Espanha, no Maracanã.