Eliminação da Libertadores diante do River no Mineirão abalou o Cruzeiro
Foto: Pedro Vilela / LatinContent / Getty Images
Cruzeiro começou o Campeonato Brasileiro como favorito ao título, mesmo perdendo peças importantes no início da temporada, como Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Lucas Silva. Mas, já na estreia na competição, na derrota por 1 a 0 para o Corinthians , na Arena Pantanal, o time celeste dava indícios que o favoritismo poderia não ser correspondido. A Raposa entrou em campo naquela partida com uma equipe alternativa por causa da disputa da Libertadores .
O primeiro jogo no Brasileiro aconteceu no dia 10 de maio. Mais de três meses se passaram e o Cruzeiro teve mudanças profundas depois de um turno disputado, a começar pelo comando técnico. Pressionado, Marcelo Oliveira foi demitido depois do inicio irregular no Brasileirão e da eliminação da Libertadores para o River Plate, em pleno Mineirão. O treinador comandou o Cruzeiro em quatro jogos na competição nacional, sendo três derrotas e um empate.
Saiu Marcelo Oliveira, chegou Vanderlei Luxemburgo. O novo técnico se apresentou com o discurso de conquista do tricampeonato brasileiro, mas, com uma campanha irregular, o tom das entrevistas mudou. Hoje, com 22 pontos e na incômoda 14ª colocação, a Raposa luta para fugir da zona de rebaixamento. Nas entrevistas, o treinador sempre faz questão de lembrar que as comparações com o time que conquistou o Brasileirão em 2013 e em 2014 atrapalham.
"Temos uma comparação recente muito ruim para essa equipe. Querem que seja a mesma do bicampeonato. A torcida tem de entender que estamos no caminho que vamos sofrer muito. Temos de entender que todo clube passa por um momento como esse", comentou o treinador após o empate por 0 a 0, contra o Internacional , no Mineirão, no último domingo.
Após a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras , na última quarta-feira, no Allianz Parque, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil , Luxemburgo afirmou que a transição da equipe tem um limite.
"A partir de agora, vou colocar o seguinte: essa coisa da remodelação e transição vai até certo momento. Hoje, eu já cobrei o seguinte: temos que ter atitude de quem está no Cruzeiro . Temos 19 jogos do Brasileiro e uma Copa para terminar a temporada. Temos que ter atitude de Cruzeiro. Já falamos muito de transição, agora temos que mostrar atitude e construir", destacou.
Luxemburgo ainda busca um "time ideal". Em 16 jogos à frente da Raposa, o comandante ainda não conseguiu repetir a escalação da equipe. Apenas o goleiro Fábio e o zagueiro Manoel atuaram em todas as partidas com o treinador. Jogadores intocáveis, como Willians, Willian, Arrascaeta e Leandro Damião, foram parar no banco de reserva.
Jogadores mais conhecidos, como Damião, foram para o banco com Luxemburgo
Foto: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro
Mudanças no elenco
Além da mudança no comando técnico, aconteceram também pequenas reformulações no elenco. Alguns jogadores contratados, como Henrique Dourado, Riascos e Felipe Seymour, foram pouco aproveitados e já deixaram o clube.
Os especulados Robinho, Lucas Lima, Cícero não chegaram, o que aumentou as cobranças da torcida por nomes de peso, principalmente, para a armação (o camisa 10). As contratações que chegaram após o começo do Brasileiro foram o lateral Fabrício, o volante argentino Ariel Cabral e os atacantes Marinho e Vinícius Araújo.
Diante de tantas mudanças, o Cruzeiro igualou o pior desempenho em um primeiro turno de Campeonato Brasileiro. Em 2009, o time celeste também fez 22 pontos e terminou a primeira parte da competição em 14º lugar.
Mudanças na diretoria
O supervisor de futebol , Benecy Queiroz, e o gerente, Valdir Barbosa, acumularam o cargo de diretor após a saída de Alexandre Mattos, no fim do ano passado. Os cartolas foram muito criticados pela torcida por causa do desempenho da equipe na temporada e dos grandes reforços que não chegaram.
Pressionado, o presidente Gilvan de Pinho Tavares contratou, no fim de julho, Isaias Tinoco para ser o novo diretor de futebol. Na semana passada, Valdir Barbosa deixou o clube e foi para a direção do Coritiba .