19/8/2015 13:17
No formato atual, jogar a primeira fora na Copa do Brasil é vantagem
Em 2014, Atlético-MG jogou a ida de oitavas, quartas e semi fora: avançou em todas
No formato atual, jogar a ida fora de casa a partir das oitavas é bom negócio na Copa do Brasil.
Até hoje, foram realizados 28 confrontos nessa fase, desde que a fórmula do torneio foi modificada, em 2013 - os times da Libertadores voltaram e passou a haver sorteio nas oitavas.
Em 19 desses 28 duelos, o time que jogou a primeira fora de casa avançou. Ou seja, quase 70% de aproveitamento.
Por outro lado, apenas nove clubes que começaram como mandantes passaram de fase.
Em 2013, Vasco, Grêmio, Atlético-PR, Flamengo, Goiás e Luverdense avançaram nas oitavas jogando a ida na casa do rival.
Em seguida, Grêmio e Atlético-PR repetiram o feito nas quartas. Já nas semis e na final, o Flamengo começou a série fora de casa, mas saiu vencedor nas duas ocasiões.
Vale lembrar que, nas quartas desse ano, Flamengo e Botafogo disputaram as duas partidas no Maracanã, que foi considerado campo neutro (não houve, portanto, critério de gol fora de casa).
Já em 2014, ABC, Corinthians, Atlético-MG, Flamengo e Santos conseguiram a vaga nessas condições nas oitavas.
Nas quartas, Santos, Atlético-MG e Flamengo passaram, mesmo jogando a primeira longe de casa. O "Galo" repetiu o feito na sequência, na semifinal.
Também é importante recordar que, no caso de Grêmio x Santos, nas oitavas, a partida de volta, que seria na Vila Belmiro, foi anulada, já que o time gaúcho foi excluído da competição após o flagrante de racismo contra o goleiro Aranha, do clube praiano.
Na atual edição, Grêmio, Figueirense, Corinthians, Cruzeiro, Paysandu, Ituano e Ceará começarão jogando na casa do adversário.
Como Vasco x Flamengo terá os dois duelos no Maracanã, não há clube mandante e nem critério de gol fora. A vantagem para quem ganha é ficar com 60% da renda.
879 visitas - Fonte: ESPN