A tabela do Campeonato Brasileiro mostra que os quatro primeiros colocados são de diferentes estados (1º Corinthians; 2º Atlético-MG; 3º Grêmio; 4º Fluminense). Mas, e se o líder da Série A fosse o estado que tivesse o melhor aproveitamento? O primeiro e o último colocado não estão no eixo econômico Sul-Sudeste.
Tendo o Sport como representante, o estado de Pernambuco ocupa a liderança do ranking, com 54,4% de aproveitamento e 31 pontos no total. O segundo melhor aproveitamento de 53,5% é do Rio Grande do Sul, impulsionado pela boa campanha do Grêmio.
No outro extremo da tabela está o estado de Goiás, com o solitário Esmeraldino, que amarga a 17ª colocação no Nacional, com apenas 19 pontos e aproveitamento de 33,3%. Na vice-lanterma está Santa Catarina (36,8%) com quatro clubes: três lutando para não cair e apenas a Chapecoense em situação intermediária na tabela.
O estado de São Paulo é o líder em números absolutos (152), porque tem cinco equipes na Série A - Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Ponte Preta e Santos, mas vale ressaltar que também é o terceiro melhor aproveitamento (53.3%) e nenhum representante na zona de rebaixamento. Na lanterna, porém, o estado não mudaria, pois ainda seria Goiás.