Mineirão completa marca histórica na partida entre Cruzeiro x Internacional, no domingo (Foto: Douglas Magno)
Próximo de comemorar 50 anos - que ocorrerá no início de setembro - o Mineirão vai alcançar mais uma marca neste domingo. A partida entre Cruzeiro e Internacional, marcada para este domingo, às 16h (de Brasília), será a centésima profissional disputada no estádio desde a reabertura, em fevereiro de 2013, depois de passar por reforma para a Copa do Mundo.
Nestes 99 jogos no Novo Mineirão, 68 equipes, incluindo clubes e seleções, passaram pelo Gigante da Pampulha. Setenta e oito destes jogos foram disputados pelo Cruzeiro, time que mais atuou no estádio. O rival, Atlético-MG, vem em segundo lugar, tendo entrando em campo 18 vezes no estádio.
E a rede tem balançado bastante desde a reinauguração do Gigante. São 291 gols marcados, uma média de quase três gols por partida. Sete desses foram marcados pela seleção da Alemanha, no fatídico 7 a 1 sobre a seleção brasileira, na semifinal da Copa do Mundo. O ex-cruzeirense Ricardo Goulart é o maior artilheiro do estádio desde 2013: 22 gols marcados.
Além de Brasil X Alemanha, o Mineirão recebeu outros cinco jogos da Copa e mais três da Copa das Confederações. Do Campeonato Brasileiro foram 43 partidas, 24 pelo Mineiro, 11 pela Copa Libertadores, nove pela Copa do Brasil, uma partida pela Série B, outra pela decisão de Recopa Sul-Americana e um amistoso.
Vários títulos já foram comemorados no estádio. O Cruzeiro comemorou o Brasileiro e o Campeonato Mineiro de 2014. Antes, o Atlético-MG, que manda a maioria dos jogos no Independência, comemorou o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores de 2013, além da Recopa e da Copa do Brasil no ano passado.
Com grandes partidas, não é de se estranhar que a média de público do estádio seja muito boa, cerca de 31.430 torcedores por jogo. Um total de 3.111.641 torcedores nas 99 partidas. O recorde de público é da semifinal da Copa do Mundo, entre Brasil e Alemanha, com 58.141 pessoas.
Curiosidades
- Apenas dois jogadores marcaram gols por times diferentes: Mancini, pelo Villa Nova e América-MG, e Lucca, por Cruzeiro e Criciúma.
- Fred e Téo Gutierrez são os atletas que estufaram as redes por clubes e seleções. O primeiro marcou pela seleção brasileira na Copa das Confederações, contra o Uruguai, e pelo Fluminense, contra o Cruzeiro. O segundo marcou por sua seleção contra a Grécia, na Copa do Mundo, e na disputa entre River Plate e Cruzeiro, pelas quartas de final da Libertadores.
Ricardo Goulart é o artilheiro da nova era do Mineirão (Foto: Cristiane Mattos/Futura Pres/Agência Estado)
- Marcos Rocha do Atlético-MG, marcou o primeiro gol do estádio no clássico de reabertura, porém, foi contra, a favor do Cruzeiro. Outros oito gols contra foram marcados vezes.
- Léo, do Cruzeiro, é o zagueiro que mais fez gols nas 99 partidas já disputadas: oito.
- Nas 99 partidas, mais de 790 mil refrigerantes, cerca de 420 mil copos de água mineral e o 450 mil tropeiros foram consumidos.