Atlético-MG x São Paulo Mineirão (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Cruzeiro e Marcelo Oliveira, que viveram juntos grandes emoções e conquistas nos dois últimos anos, vão estar em lados opostos neste domingo. O treinador agora dirige o Palmeiras e os dois Palestras se enfrentam, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo vale muito para os dois times. Enquanto o Cruzeiro, com 18 pontos, luta para se distanciar da zona de rebaixamento, o Palmeiras, com 28, quer se aproximar dos líderes e entrar de vez no G-4 do Brasileirão.
O Cruzeiro faz campanha muito ruim. O ataque, que foi o melhor da competição em 2013 e 2014, é o quarto pior em 2015, com apenas 13 gols marcados em 16 partidas. Isso está incomodando o técnico Vanderlei Luxemburgo, que vai apostar, mais uma vez, no entrosamento de Alisson e Vinícius Araújo, que fez muito sucesso nas categorias de base do Cruzeiro.
O Verdão tenta se recuperar após a derrota para o Atlético-PR, em casa. Mesmo assim, o desempenho recente é animador: antes do resultado negativo, foram seis vitórias e um empate em sete partidas, o que colocou o time na parte de cima da tabela. Será o primeiro jogo sem o volante Gabriel, um dos pilares da equipe, que só volta no ano que vem por grave lesão no joelho esquerdo.
A arbitragem fica a cargo de Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, que será auxiliado pelos conterrâneos Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires. A partida tem transmissão da TV Globo para SP, RS, SC, PR, MG (menos Varginha, Juiz de Fora e Belo Horizonte), MS, MT, PE (menos Petrolina) e RN (com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Paulo Cesar Oliveira) e Premiere e Premiere HD (com Linhares Jr e William Machado).
Cruzeiro: Com as ausências de Mayke e Charles, suspensos, Luxemburgo vai improvisar Léo na lateral direita e Fabrício no meio-campo. O Cruzeiro, mais uma vez, vai jogar com três volantes. O time treinou três vezes durante a semana e vai a campo com: Fábio; Léo, Manoel, Paulo André e Mena; Willians, Fabrício, Henrique e Alisson; Marinho e Vinícius Araújo.
Palmeiras: Marcelo Oliveira fez mistério durante a semana, mas terá de promover mudanças na equipe, principalmente no meio-campo. Amaral deve ocupar a vaga de Gabriel. Na defesa, Vitor Hugo será opção entre os suplentes. Já no ataque, Barrios jogaria, mas se lesionou, e Leandro Pereira deve seguir no time. O Verdão deve entrar em campo com Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Leandro Almeida e Egídio; Amaral e Arouca; Dudu, Robinho e Rafael Marques; Leandro Pereira.
Cruzeiro: Com três cartões amarelos, Mayke e Charles cumprem suspensão. No departamento médico estão Ceará, Dedé, Willian Farias, Júlio Baptista e Judivan.
Palmeiras: Gabriel, com lesão no joelho, Barrios, com dores na panturrilha direita, João Pedro, com lesão muscular e Allione, em fase de recondicionamento físico, desfalcam o Palmeiras.
Cruzeiro: Marcos Vinícius, Marinho e Pará.
Palmeiras: Alecsandro, Arouca, Gabriel, Leandro Pereira, Lucas, Robinho e Victor Ramos.