Marcelo Oliveira reencontra o Cruzeiro e sua torcida, na partida deste domingo, no Mineirão (Foto: Eugenio Savio/AP)
A partida entre Cruzeiro e Palmeiras está recheada de ingredientes especiais. Além do reencontro da torcida celeste com Marcelo Oliveira, treinador do bicampeonato brasileiro, os cruzeirenses olham para o adversário de uma maneira familiar. Do provável time titular que enfrenta a Raposa, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, 63% já tiveram uma passagem pela Toca da Raposa ou despertaram interesse da diretoria, mas não tiveram o negócio concretizado. O último caso foi do atacante Lucas Barrios, que chegou a negociar com a diretoria do Cruzeiro, mas acabou no Palmeiras.
O Palmeiras deve encarar o Cruzeiro com: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Leandro Almeida e Egídio; Amaral e Arouca; Rafael Marques, Robinho e Dudu; Barrios. À princípio apenas Prass, Lucas, Victor Ramos e Amaral não têm uma relação direta com o Cruzeiro. Se a diretoria da Raposa já esteve de olho nos atletas do Verdão, o time de São Paulo apresenta um trunfo importante para tentar bater a equipe mineira.
Do time titular do Cruzeiro, Marcelo Oliveira só não trabalhou com Marinho, que chegou a Belo Horizonte, após a demissão do treinador, no início de junho. Vinícius Araújo também foi contratado na era Luxemburgo, mas já havia trabalhado com Marcelo Oliveira em 2013.
Cleiton Xavier já esteve na mira do Cruzeiro (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O atacante Marinho acredita que essa relação não deve influenciar o jogo. Ele acredita que, independentemente de Marcelo Oliveira conhecer a maioria dos jogadores do Cruzeiro, o nível de conhecimento dos adversários é parecido.
- Não penso como arma secreta, hoje no futebol todo mundo pesquisa. Todo mundo conhece. Muita gente passa informação a ele como eu jogo. E todos pesquisam. Não considero como arma secreta.
Há também outros personagens que estão no Palmeiras, que já estiveram na mira do Cruzeiro. Alecsandro e Fellype Gabriel, que compõem o elenco do time paulista, já vestiram a camisa estrelada. Além do treinador Marcelo Oliveira, Alexandre Mattos fez seu nome na Toca da Raposa com a conquista do bicampeonato nacional, sendo o diretor de futebol. Cleiton Xavier também foi pretendido pela diretoria azul, nesta temporada, mas o Verdão acabou levando a melhor na queda de braço.
LEANDRO ALMEIDA
Leandro Almeida foi cogitado pelo Cruzeiro, no começo desta temporada (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Apesar de ter jogado no Atlético-MG, Leandro Almeida é torcedor do Cruzeiro. No início da temporada, Marcelo Oliveira, ainda treinador do time celeste, tentou de todas as maneiras levar o zagueiro para a Toca da Raposa. O próprio atleta sinalizou a vontade de atuar pelo Cruzeiro, mas, durante as negociações, a diretoria estrelada se assustou com os valores do jogador, que ainda estava no Coritiba, e desistiu da contratação. Posteriormente, já no Palmeiras, Marcelo Oliveira pediu o jogador e foi atendido pela diretoria do Verdão.
EGÍDIO
Egídio foi bicampeão brasileiro, vestindo a camisa do Cruzeiro (Foto: Agência Getty Images)
Bicampeão brasileiro e eleito o melhor lateral-esquerdo das últimas duas edições da competição nacional, vestindo a camisa do Cruzeiro, Egídio começou 2015 em alta. No início do ano, ele foi vendido ao Dnipro, da Ucrânia, não recebeu nenhum salário do clube ucraniano e buscou a rescisão de contrato, que conseguiu pouco antes de receber o contato do Palmeiras, por meio de Alexandre Mattos. O lateral acertou com o Palmeiras.
AROUCA
Arouca foi alvo de várias tentativas da diretoria do Cruzeiro, desde 2012 (Foto: Marcos Ribolli)
O volante é sonho antigo da diretoria do Cruzeiro. Desde 2012, na época em que Alexandre Mattos começou a montar o time bicampeão brasileiro, Arouca está em pauta. No início de 2015, o interesse se intensificou, mas os imbróglios judiciais do jogador com o Santos e a agilidade do Palmeiras em adiantar as negociações com o atleta, impediram que o volante pudesse avançar nas conversas e se tornar jogador do Cruzeiro.
DUDU
Dudu foi revelado pelo Cruzeiro (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)
Dudu foi um dos jogadores mais disputados pelo mercado paulista no início da temporada, após a passagem do jovem jogador pelo futebol gaúcho, vestindo a camisa do Grêmio. São Paulo e Corinthians disputaram o jogador, que acabou acertando com o Palmeiras. No entanto, a torcida do Cruzeiro conhece bem o atacante, que vestiu a camisa celeste nas temporadas de 2009 e 2011. O jogador, posteriormente, foi vendido ao Dinamo de Kiev, da Ucrânia, e depois retornou ao futebol brasileiro mais valorizado.
ROBINHO
Robinho foi um pedido de Marcelo Oliveira, no começo do ano, não atendido (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O Cruzeiro teve, em 2015, várias negociações frustradas. No início da temporada, o time perdeu jogadores importantes, titulares nas campanhas do bicampeonato brasileiro, como Éverton Ribeiro, Lucas Silva, Marcelo Moreno e Ricardo Goulart. Já sem Alexandre Mattos na diretoria, Marcelo Oliveira pediu a contratação do meia do Palmeiras, mas não foi atendido.
RAFAEL MARQUES
Rafael Marques entrou na pauta da diretoria do Cruzeiro, no final de 2013 (Foto: Marcos Ribolli)
No final de 2013, o atual atacante do Palmeiras entrou na pauta da diretoria do Cruzeiro. A alta cúpula celeste pretendia levar o jogador para fazer parte do elenco do 2014, que conquistou o Campeonato Mineiro e o Brasileiro daquele ano. A negociação envolveria a troca com o centroavante da Raposa, Anselmo Ramon. No entanto, as negociações não avançaram, e o atacante acabou indo para a China, mesmo destino de Anselmo Ramon.
LUCAS BARRIOS
O argentino, naturalizado paraguaio, foi oferecido à diretoria do Cruzeiro, em junho. Na época, o jogador estava na disputa da Copa América, no Paraguai. No entanto, o Palmeiras também estava na jogada para levar o jogador. As negociações com o jogador assustaram a diretoria celeste, que não cogitou pagar cerca de R$ 6 milhões por ano para o atacante.
Barrios esteve na mira da diretoria cruzeirense durante a última Copa América (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)