5/8/2015 14:15
Com receita de R$ 80 milhões, Sul-Minas estuda regra para afastar 'nanicos'
O Atlético-MG seria um dos que contaria com 'vaga cativa' na competição
A terceira e decisiva reunião para a criação da Liga Sul-Minas acontece nesta sexta-feira, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Na pauta, dentre outros assuntos, o critério a ser adotado para a definição de seus participantes: a partir da classificação dos estaduais, como acontece, por exemplo, na Copa do Nordeste, ou através do ranking da CBF.
A princípio, segundo apurado pelo ESPN.com.br, o modelo que conta com a maior simpatia dos clubes é o segundo.
Ele acabaria privilegiando os times mais tradicionais e afastando, assim, os 'nanicos' na divisão da receita estimada de R$ 80 milhões.
Existe hoje uma pressão grande no trabalho de preenchimento das vagas. Em Curitiba, Paraná e Londrina fazem lobby para ficar com o terceiro lugar do estado. Se o critério técnico fosse adotado, esse posto seria herdado pelo Operário-PR, atual campeão estadual. O mesmo acontece em Porto Alegre com o Juventude em contato com o Grêmio.
"Não estamos pensando em abandonar os estaduais nem em enfraquecê-los, mas hoje temos um cenário com 10 times de cada estado pedindo para entrar", revela o vice-presidente do Coritiba, André Macias, em contato com a reportagem.
Ele está à frente do trabalho que busca viabilizar comercialmente a competição.
Macias discorda, no entanto, que uma eventual adoção do ranking da CBF como parâmetro para definição das equipes 'priorize', assim, os grandes.
"Acho que não é blindagem, é meritocracia. Se está melhor colocado no ranking, não há motivos para contestá-lo, é reflexo do campo", prossegue.
"O Estatuto do Torcedor não permite que os clubes sejam convidados. A nossa ideia não é essa, mas, sim, com a chancela da CBF, obedecer esses critérios. Existem hipóteses, mas não dá para fugir demais: ou será o estadual anterior ou o ranking da CBF. Vamos definir isso", completa.
Em conversa informal com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, não houve oposição ao retorno do torneio.
Coritiba, Atlético-PR, Atlético-MG, Cruzeiro, Inter e Grêmio teriam 'vaga cativa' no campeonato e não seriam afetados por qualquer que seja o critério escolhido.
1095 visitas - Fonte: ESPN