Ariel Cabral, ex-jogador do Vélez, é o novo reforço do Cruzeiro para a temporada (Foto: Agência AP)
Jogador que costuma atuar pela faixa esquerda, tem 1,86m, joga como segundo volante, tem apenas dois times na carreira, mas não joga desde o mês de abril, por não ter tido o contrato renovado pelo Vélez Sarsfield, da Argentina - clube que vivenciou uma redução da sua folha salarial neste ano, não prorrogando o vínculo de alguns jogadores, como Cabral, o goleiro Sosa e o atacante Mariano Pavone. Esse é o reforço que o Cruzeiro vai oficializar ainda nesta terça-feira, já que as partes aguardam apenas a assinatura do contrato.
Com 27 anos, Cabral atuou por quase toda a sua vida pelo clube que o revelou: o Vélez, entrando em campo em 213 oportunidades. Apenas entre 2010 e 2011, ele não vestiu a camisa do Fortín - como é conhecido o time argentino, transferindo-se para o Legia Varsóvia, da Polônia. Na maioria das vezes, sempre foi escalado como segundo volante, já que tem boa saída de bola e costuma ser incisivo nas chegadas ao ataque, com chutes de fora da área ou jogadas de linha de fundo. Além disso, por causa da estatura, costuma se dar bem pelo alto.
O jornalista Juan Pablo Mendéz, do diário esportivo "Olé", da Argentina, descreveu como ele enxerga o novo reforço do Cruzeiro. O cronista destacou a habilidade de Cabral para jogar com os pés, mas ressaltou uma deficiência defensiva.
- É um jogador canhoto, com boa habilidade com a bola. Pode jogar pela esquerda e como segundo volante central. Sabe subir bem ao ataque, mas tem muito pouca presença e um desarme não tão bom.
O jogador atuou apenas pelas seleções de base da Argentina, disputando o Mundial sub-20 de 2007, no Canadá, sendo campeão da competição. Cabral só pode ser contratado porque o vínculo com o Vélez Sarsfield se encerrou em abril, e o clube argentino ofereceu vencimentos menores do que ele já recebia. Por isso, o volante não renovou o acordo e ficou sem clube.
Cabral disputou a semi da Sul-Americana contra a Ponte, em 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte)
Por não ter vínculo com nenhuma equipe desde abril, ele pode ser registrado após o término da janela de transferências internacionais, que fechou em julho. Na atual temporada, Cabral jogou em oito oportunidades pelo Vélez, marcando um gol e sendo titular em cinco.
No Cruzeiro?
Nascido em 11 de setembro de 1987, o reforço para o restante do Campeonato Brasileiro pode ser uma opção de Vanderlei Luxemburgo, principalmente para as saídas de bola e também chegadas ao ataque dos volantes. O treinador sinalizou que vai manter a escalação do time com três volantes. Cabral será o 16º reforço do Cruzeiro para a temporada. Ele terá a concorrência no meio com Henrique, Willians, Charles e Willians Farias, este último ainda machucado.
Velhos conhecidos
No futebol brasileiro, Ariel Cabral irá reencontrar velhos conhecidos dos tempos de Vélez Sarsfield. Antes companheiro do volante, Lucas Pratto agora será rival do novo cruzeirense, já que atua pelo Atlético-MG. Outro jogador de ataque, também velho conhecido do volante , é Cristaldo, atualmente no Palmeiras. Ele também irá reencontrar um antigo colega de posição: Canteros, hoje no Flamengo.
Por não atuar desde abril pelo Vélez - último jogo contra o Unión, pelo Campeonato Argentino - Cabral terá de ganhar ritmo de jogo. Ele será o oitavo argentino a atuar na história do Cruzeiro.
Canteros comemora gol pelo Vélez Sarsfield (Foto: Getty Images )