logo

4/8/2015 09:32

Em seis jogos como rival do Cruzeiro, Marcelo Oliveira só venceu dois

Atual técnico do Palmeiras soma passagens por Coritiba e Vasco, mas não tem um retrospecto diante da Raposa

Em seis jogos como rival do Cruzeiro, Marcelo Oliveira só venceu dois
Marcelo Oliveira tem retrospecto negativo diante do Cruzeiro (Getty Images)

No próximo domingo, o Mineirão será o palco de um confronto entre Marcelo Oliveira e Cruzeiro pela terceira vez na carreira do treinador, hoje no Palmeiras. Em seis jogos disputados contra seu ex-clube na Série A do Campeonato Brasileiro, o comandante conquistou apenas duas vitórias.

Após um longo período no comando das categorias de base do Atlético-MG, Marcelo Oliveira orientou o CRB entre novembro de 2007 e fevereiro de 2008 na disputa da Segundona. Porém, sem enfrentar o time mineiro, então comandado por Adilson Batista.

Desse ponto em diante, foram seis partidas contra a Raposa que ainda viria a comandar. Como técnico do Atlético-MG, saiu derrotado nos dois encontros que teve diante do Cruzeiro. No primeiro deles, revés por 2 a 1 no dia 13 de julho de 2008, no Mineirão. Thiago Martinelli e Ramires marcaram para o time celeste; Danilinho descontou do outro lado.

Alguns meses depois, no dia 19 de outubro, o Mineirão voltou a receber o maior clássico do estado. Mais uma vez, vitória cruzeirense por 2 a 0, com gols de Jonathan e Guilherme – coincidentemente, hoje atleta do Galo. Com essa campanha, Marcelo deixou o Atlético-MG na 12ª colocação da tabela, com 48 pontos – na mesma edição, Cruzeiro e Palmeiras ocuparam terceiro e quarto lugares, respectivamente, com 67 e 65 pontos.

Posteriormente, foi o técnico do Ipatinga de março a julho de 2009. Desempregado por alguns meses, iniciou o ano de 2010 com o colete do Paraná Clube, que o demitiu após a goleada por 6 a 1 sofrida diante da Portuguesa, no Canindé. Em ambas as passagens, não encarou a Raposa.

Seu retrospecto contra a equipe mineira começou a mudar em 2011, quando assumiu o Coritiba. O primeiro duelo, no entanto, ainda teve revés por 2 a 1, na Arena do Jacaré, em 25 de junho de 2011. Os atuais campeões brasileiros marcaram duas vezes com Montillo – um deles de pênalti –, enquanto Marcos Aurélio diminuiu para o Coxa.

A sorte de Marcelo Oliveira começou a mudar em 21 de setembro do mesmo ano. Na ocasião, a partida foi disputada no Couto Pereira e vencida pelos anfitriões por 2 a 1. Mais uma vez, Marcos Aurélio deixou um gol pelo Coxa Branca; Bill também marcou. Do outro lado, Bobô (hoje no Grêmio) fez o tento de honra do Cruzeiro.

Com a campanha, o treinador começou a chamar a atenção das demais diretorias da Série A, uma vez que deixou o time catarinense no oitavo lugar com 57 pontos – para efeitos de comparação, o Palmeiras foi o 11º, com 50, e a Raposa escapou do rebaixamento por um triz, na 16º posição, com 43.

No ano seguinte, o Cruzeiro de Celso Roth ainda juntava os cacos após a turbulência vivida na temporada anterior. Melhor para Marcelo, que recepcionou a equipe no Couto Pereira com um sonoro 4 a 0. Mesmo desfalcado de seus principais jogadores, encerrou um jejum de quatro jogos sem vitórias graças aos gols marcados pelos suplentes Lucas Mendes, Ayrton, Roberto e Anderson Aquino.

Mais uma vez, porém, uma derrota para a Portuguesa o derrubou do cargo. Demitido no dia 6 de setembro, Marcelo já não comandou o Coritiba no revés por 2 a 1 diante do Cruzeiro, em 25 de novembro, na Arena Independência. Longe do Couto Pereira, viu a equipe encerrar a participação na Série A de 2012 ocupando o 13º lugar com 48 pontos. Simultaneamente, o Cruzeiro fechava a temporada em nono, com 52, e o Palmeiras amargava o seu segundo rebaixamento para a Segundona.

Por fim, já no comando do Vasco – que viria a demiti-lo após menos de dois meses de trabalho em virtude de um acúmulo de seis derrotas seguidas –, segurou um empate em 1 a 1 contra a Raposa no Melão, em Varginha. Renato Silva marcou contra a própria meta e colocou os mineiros na frente; Nilton descontou.

Contra o time azul, foram duas vitórias em seis jogos: um total de 33,3% de aproveitamento dos pontos disputados. Mal sabia Marcelo que o Cruzeiro seria protagonista dos melhores anos de sua carreira até o momento, conquistando duas edições do Campeonato Brasileiro, em 2013 e 2014, e o Campeonato Mineiro em 2014.

Para tentar se manter próximo ao G4, Marcelo Oliveira precisará vencer seu ex-clube no Mineirão pela primeira vez. O duelo acontece neste domingo, às 16 horas (de Brasília). Embora o Cruzeiro não viva situação confortável na tabela, beirando a zona de rebaixamento na 14ª posição com 18 pontos, o sinal de alerta do treinador já está aceso: destaque de seu esquema atual, o volante Gabriel rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e é o primeiro desfalque para o capítulo 7 da história do comandante como adversário do Cruzeiro.

Confira os jogos do Brasileirão nos quais Marcelo Oliveira foi adversário do Cruzeiro:

13/07/2008 – Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG (Mineirão)
Gols: Thiago Martinelli e Ramires (Cruzeiro); Danilinho (Atlético-MG)

19/10/2008 – Atlético-MG 0 x 2 Cruzeiro (Mineirão)
Gols: Jonathan e Guilherme (Cruzeiro)

25/06/2011 – Cruzeiro 2 x 1 Coritiba (Arena do Jacaré)
Gols: Walter Montillo (duas vezes para o Cruzeiro); Marcos Aurélio (Coritiba)

21/09/2011 – Coritiba 2 x 1 Cruzeiro (Couto Pereira)
Gols: Marcos Aurélio e Bill (Coritiba); Bobô (Cruzeiro)

19/08/2012 – Coritiba 4 x 0 Cruzeiro (Couto Pereira)
Gols: Lucas Mendes, Ayrton, Roberto, Anderson Aquino (Coritiba)

16/09/2012 – Cruzeiro 1 x 1 Vasco (Melão)
Gols: Renato Silva (contra para o Cruzeiro); Nilton (Vasco)

1065 visitas - Fonte: FoxSports




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 -
1 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo