logo

14/5/2015 12:34

Sensorial: a classificação do Cruzeiro nas emoções de um deficiente visual

Acompanhado do pai pela primeira vez no Mineirão, Wolney Riquetti se emociona vitória sobre São Paulo, na disputa de pênaltis, que classificou a Raposa

Sensorial: a classificação do Cruzeiro nas emoções de um deficiente visual
Sensorial. Sensacional. Para que assistir se você pode sentir? Wolney Riquetti tem 44 anos, mais da metade deles vividos sem a visão. Mas isso não o impediu de viver as emoções da noite desta quarta-feira. O torcedor sentiu com a alma a classificação sofrida do Cruzeiro para as quartas de final da Libertadores, sobre o São Paulo, nos pênaltis. Foi uma sensação inédita, já que Wolney e seu pai, Francisco, de 77 anos, estiveram juntos no Mineirão pela primeira vez. E a dupla é pé quente.

Apesar de não enxergar quase nada, devido a uma retinose pigmentar, doença hereditária que, ao longo dos anos, causa a degeneração da retina do olho humano, Wolney não apagou da memória a cor azul.

- Meu pai me ensinou a ser apaixonado pelo Cruzeiro. Ele me ensinou isso desde criança e eu quero passar para meu filho. É muito bom estar aqui, para assistir um jogo ao lado dele.

A visão reduzida fez outros sentidos ficarem mais aguçados. Ao se aproximar do Mineirão, a ansiedade aumentava e Wolney começou a notar os diferentes sons nos arredores do estádio.

- Olha, eu posso pensar que são três coisas: ou é água, ou é aplausos, ou é fritura. Mas acho que é água, me parece um chafariz. Legal. Isso não tinha no Mineirão antigo, nesta área era só o estacionamento.

Até chegar aos locais na arquibancada, muita caminhada. Se dependesse de Wolney, seria ainda mais longa. O cruzeirense saboreava cada metro, cada grito dos torcedores ao redor. Ao passar pelas catracas, mostrou uma desenvoltura impressionante, mas foi ao subir para as cadeiras que o coração bateu mais forte.

- É muita emoção. Isso aqui me remete o tempo que eu vinha no estádio, via bandeiras, as torcidas em lados opostos. Cada vez que a gente chega mais perto, a gente sente a torcida cantando mais alto. Muito emocionante.
Wolney ao lado de seu pai, Francisco, no meio da multidão cruzeirense (Foto: Maurício Paulucci )
Wolney ao lado de seu pai, Francisco, no meio da multidão cruzeirense (Foto: Maurício Paulucci )


As percepções se transformaram em ansiedade. Bastou o apito do árbitro para a Wolney mudar sua feição. Ele reclamava, gritava e cobrava, mas acima de tudo, aplaudia muito. O gol demorou, mas veio, sob a profecia do pai Francisco.

- Levanta aí, que agora você vai festejar o gol.

Momentos depois, Mayke achou Leandro Damião, que empurrou a bola para as redes de Rogério Ceni. Festa no Mineirão, e Wolney não conteve a emoção. O 1 a 0 se arrastou até o fim da partida, o que significava um drama: disputa de pênaltis.
Wolney escuta jogo no radinho (Foto: Maurício Paulucci )
Radinho no ouvido, tensão no Mineirão. Uma noite histórica para o Cruzeiro (Foto: Maurício Paulucci)

- Agora nós vamos ver que é melhor. Mas eu confio no Cruzeiro, confio no Fábio. Acho que ele vai pegar dois pênaltis.

A tensão alcançou níveis jamais imaginados por pai e filho naquela noite. A cada gol do Cruzeiro, um grito de felicidade. A cada gol do São Paulo, palmas para motivar o time. Até que Fábio defendeu o pênalti de Luís Fabiano. Wolney vai a loucura.

- Fábio! Fábio! Eu falei, eu falei. Fechei os olhos e sabia que você ia defender - lembrou o torcedor, que comemorou bastante até o término das penalidades e da classificação garantida.

Após a partida, Fábio soube da história do torcedor e tomou uma atitude impressionante. O goleiro do Cruzeiro fechou os olhos, como se quisesse sentir o que Wolney sente.

- Eu tenho muitos amigos deficientes visuais, sei que é uma dificuldade muito grande. Mas eu acho que Deus abençoou ele naquele momento, agradeço muito pelas orações.

2493 visitas - Fonte: GloboEsporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 -
1 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo