logo

10/5/2015 12:02

A receita é conhecida

Cruzeiro tenta reeditar 2013, quando também iniciou mal a temporada e acabou campeão brasileiro. Com misto, desafio é estrear com vitória contra o Corinthians

A receita é conhecida
Atual bicampeão brasileiro, o Cruzeiro inicia hoje, às 16h, diante do Corinthians, em Cuiabá (MT), a luta por seu quinto título do Nacional. A tarefa não deverá ser das mais fáceis, já que a equipe está bastante mudada em relação à do ano passado e não conseguiu resultados expressivos na temporada. Mas como em 2013 a situação foi semelhante e o time acabou campeão, quebrando jejum de 10 anos, os cruzeirenses mantêm o otimismo.

O desafio é pontuar desde o começo, ainda que no momento a atenção esteja dividida com a Copa Libertadores, pela qual faz o jogo de volta das oitavas de final, contra o São Paulo, quarta-feira, no Mineirão. Nas últimas três edições do Brasileiro, a Raposa estreou empatando em 2012 e vencendo em 2013 e 2014. A última derrota em estreias foi em 2011, quando caiu por 1 a 0 diante do Figueirense, em Florianópolis – naquele ano, só escapou do rebaixamento na última rodada, ao golear o Atlético por 6 a 1, em Sete Lagoas.

Até por isso, todos no clube planejam começar com o pé direito. “Vai ser, como sempre, muito competitivo, com as grandes equipes se preparando muito bem. Quem está na Libertadores se sacrifica um pouquinho, mas temos de arrancar bem, para não sofrer lá na frente no caso de uma ou outra infelicidade”, afirma o técnico Marcelo Oliveira.

Nem mesmo o fato de poupar alguns titulares pensando no compromisso do meio da semana tira o otimismo do treinador. Para ele, o grupo do Cruzeiro é qualificado e permitirá manter a competitividade, mesmo que atletas como o lateral-direito Mayke, o zagueiro Leo, o lateral-esquerdo Mena, o volante Henrique, o armador De Arrascaeta e o atacante Leandro Damião, artilheiro da equipe no ano, fiquem de fora.

Descanso para uns, chance de ganhar espaço para outros. Com a decisão do comandante de preservar atletas, alguns que não vinham jogando poderão voltar a mostrar seu valor e buscar a titularidade novamente, pois o treinador pretende fazer algumas observações visando à partida pela Libertadores e também a sequência da temporada.

Entre eles está o armador Gabriel Xavier, que começará como titular pela primeira vez. Quando teve oportunidade no decorrer dos jogos, foi bem, o que levou a torcida a pedir sua escalação várias vezes. “Fico feliz de ter essa primeira oportunidade como titular. Estou totalmente concentrado neste jogo e quero ter grande atuação. Espero corresponder como nos outros jogos. Trabalhei forte para este momento e tenho de aproveitar”, diz.

A escolha de uma formação mista é boa também para quem não atua há um bom tempo, como o zagueiro Bruno Rodrigo, cuja última partida foi há quase dois meses – a goleada por 4 a 0 sobre o Villa Nova, em 11 de março, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Depois disso, sofreu com dor nas costas.

Recuperado, espera conseguir ajudar o Cruzeiro a estrear com vitória mais uma vez, a exemplo do que fez em 2013. “Nosso time tem qualidade e vai procurar dar a resposta em campo”, diz o defensor, que formará dupla com Manoel.

Para ele, o Cruzeiro precisa reencontrar o equilíbrio, principalmente do meio para frente. Afinal, uma das críticas à equipe neste ano foi a falta de força ofensiva. “O Marcelo gosta que o time jogue para a frente, mas com todo mundo ajudando na marcação. É isso que temos de fazer”, declara.

MANDO Mandante, o Cruzeiro terá de jogar em Cuiabá (MT) por ter sido punido com perda de mando pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido ao mau comportamento de sua torcida no clássico com o Atlético, no Mineirão, em setembro. Isso, porém, não diminui a animação dos atletas. “É uma pena não podermos jogar no Mineirão, mas vamos procurar fazer valer nossa condição de mandante, mesmo longe de casa”, argumenta Bruno Rodrigo.

Marcelo Oliveira pretendia escalar o lateral-esquerdo Fabrício, mas o jogador terá de cumprir suspensão por expulsão quando ainda defendia o Internacional.

Cruzeiro x Corinthians

Cruzeiro
Fábio; Fabiano, Bruno Rodrigo, Paulo André e Fabrício; Willian Farias, Charles, Marquinhos, Gabriel Xavier e Joel; Henrique Dourado
Técnico: Marcelo Oliveira

Corinthians
Cássio; Edilson, Yago, Edu Dracena e Uendel; Cristian, Bruno Henrique, Petros e Danilo; Mendoza (Émerson Sheik) e Vágner Love
Técnico: Tite

Estádio: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Horário: 16h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Rafael da Silva Alves (RS)

1053 visitas - Fonte: Super Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Friendlies Clubs

Qua - 21:30 -
1 X 1
Cruzeiro
Sao Paulo