Fotos: Cruzeiro/Divulgação
Os atletas do Maior de Minas tiveram um importante encontro nesta sexta-feira, na Toca da Raposa II, onde receberam o Dr. Fernando Solera, atual presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). No auditório do CT, o médico ministrou uma palestra a respeito da dopagem no esporte e esclareceu algumas dúvidas dos jogadores.
Na visão do Doutor, esse diálogo entre as duas partes é de extrema importância para que os profissionais celestes tomem conhecimento de todas as vertentes que englobam o meio do doping. Além disso, Fernando também elogiou a iniciativa do Clube azul, tendo em vista que a aproximação de times e CBF deverá ser uma tendência nos próximos anos.
“Podemos avaliar de duas maneiras esse encontro. A primeira é que o Clube está certíssimo ao proteger o seu patrimônio e a segunda é que o Cruzeiro se mostra preocupado com aquilo que os seus atletas estão ingerindo. Ao fazer esse tipo de atividade, você fornece informação ao atleta e faz com que ele fique mais atento àquilo que foi dito. E nós precisamos realizar isso, porque a maioria dos exames antidoping que dão positivo, hoje em dia, acontecem devido a algum tropeço ou ao uso de alguma medicação indevida. Então acho que essa ideia que o Cruzeiro Esporte Clube teve é importantíssima e vai de encontro ao que a CBF deseja, que é fazer a educação continuada, tendo um contato próximo com os clubes e com os jogadores. Achei fantástico isso”, declarou.
Durante a conferência, o representante da entidade máxima do futebol brasileiro alertou os cruzeirenses a cerca das várias maneiras com que eles podem ingerir alguma substância indevida e sem terem conhecimento disso. Segundo o médico, essa situação tem se tornado muito comum atualmente.
“Hoje, a maior parte de resultados positivos ocorrem devido ao uso de drogas, relacionados ao equívoco em tomar algum medicamento ou alguma vitamina que alguém ofereceu, sendo que isso não foi feito de maneira intencional pelo atleta, na intenção de se dopar. Além disso, estamos tendo ocasiões em que são usados esteroides anabólicos. O anabolizante está cada vez mais se fazendo presente no meio do futebol. O jogador deve estar sempre atento a tudo isso”, disse.
Integrante do Departamento Médio do tetracampeão brasileiro, o Dr. Sérgio Freire Júnior contou que essa é uma iniciativa que o Cruzeiro já realiza há alguns anos, com o objetivo de fornecer informação necessária aos seus profissionais a cerca desse importante assunto.
“O Cruzeiro sempre teve essa preocupação de estar orientando os seus atletas. Já é comum fazermos, pelo menos uma vez no ano, uma apresentação a respeito desse tema para o nosso elenco. Sempre procuramos fazer isso no começo da temporada e, principalmente, antes de ser iniciado o Campeonato Brasileiro. Como recentemente tem acontecido uma aproximação entre o controle de doping da CBF e o os médicos dos clubes, principalmente depois da criação e concretização da Comissão Nacional dos Médicos de Futebol, conseguimos convidar o Fernando Solera para que ele pudesse fazer essa apresentação aqui aos nossos atletas. Tudo foi realizado de uma forma muita positiva e com isso a gente confia que os nossos jogadores estarão cada vez mais atentos aos cuidados que devem ter ao ingerir alguma substância desconhecida”, explanou.
“Nosso intuito é mantê-los sempre bem informados e evitar a possibilidade de que algum exame antidoping dê positivo. Nós recomendamos aos nossos atletas que eles não usem qualquer medicamento sem antes nos procurar. Cobramos muito encima disso, para que eles nos comuniquem quando tiverem a intenção de usar qualquer tipo de substância”, complementou.