Cruzeiro quer fechar a contratação de Lucas Lima e Robinho para as oitavas de final da Libertadores (Foto: Ivan Storti)
Três, dois ou um reforço? A quantidade importa, e muito, para o Cruzeiro. Ainda em busca de peças para a próxima fase do torneio continental, a diretoria da Raposa fará a última investida, nesta segunda-feira, para contratar o meia Lucas Lima. Além dele, nos bastidores do clube mineiro, também há um fio de esperança de trazer o atacante Robinho para o mata-mata da disputa internacional. Em meio às indefinições quanto aos nomes que podem chegar, o certo é que o meia Marcos Vinícius estará na lista, que deverá ser enviada até às 22h (de Brasília), desta segunda, à Conmebol. O prazo para registro de novos atletas na competição sul-americana vence 48h antes do primeiro confronto contra o São Paulo, que será realizado nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Morumbi.
Sobre Lucas Lima, o Cruzeiro irá investir pesado na última tentativa de contratar o jogador para as oitavas de final. Nesta segunda, o gerente de futebol do clube mineiro, Valdir Barbosa tem reunião marcada na capital paulista com Renato Duprat, representante do fundo Doyen Sports, empresa que detém 80% dos direitos econômicos do atleta, e com Edson Khodor, empresário que possui outros 10%. O objetivo é inscrevê-lo a tempo para as oitavas da Taça Libertadores. Caso haja o acerto, o clube terá de correr para regularizar o contrato na CBF e para enviar a lista de atletas para a Conmebol.
Os 10% restantes de Lucas Lima pertencem ao próprio Santos, que também é detentor dos direitos federativos do jogador. Presidente do clube, Modesto Roma Júnior já deu declarações públicas de que não pretende liberá-lo para a Raposa. O clube tem acordo com a Doyen de só negociá-lo no meio do ano para o exterior, na abertura da janela internacional. Os portugueses do Porto também estariam interessados na contratação de Lima, o que seduz o fundo. Para convencer todas as partes, o Cruzeiro promete oferecer uma grande quantia, podendo incluir a liberação de jogadores para o Peixe.
Robinho
Outra mudança muito significativa na lista para as oitavas de final seria a inclusão de Robinho. Mas é pouco provável que o Cruzeiro consiga realizar o desejo de fechar com o jogador a tempo de registrá-lo. Com os direitos econômicos pertencentes ao Milan, o "Rei das Pedaladas" tem contrato de empréstimo com o Santos até o final de junho. Como no caso de Lucas Lima, a diretoria do Santos não tem nenhum interesse em liberar o atacante.
Marcos Vinícius, meia do Cruzeiro, deverá ser inscrito na Libertadores (Foto: Tayrane Corrêa)
O Cruzeiro também negocia a situação com o Milan, através de intermediários na Europa. O clube tenta conseguir a liberação da documentação, que ainda deverá ser enviada à CBF, para que o contrato seja registrado. Tudo isso em 24 horas. Algo improvável, muito por causa da burocracia nos registros protocolares.
Única mudança
Se não tiver sucesso nas duas investidas nos jogadores do Santos, o Cruzeiro terá, pelo menos, uma mudança na lista enviada para a primeira fase da Libertadores. Será a do meia Marcos Vinícius que entrará na vaga de Gilson, emprestado à Ponte Preta. No elenco principal desde o início do ano, o jovem não foi inscrito para os primeiros seis jogos do time celeste na competição.
Confira como está lista de atletas do Cruzeiro, neste momento, para as oitavas da Libertadores:
Goleiros: Fábio, Rafael e Elisson
Laterais: Mayke, Ceará, Fabiano, Mena e Pará
Zagueiros: Léo, Bruno Rodrigo, Grolli, Paulo André e Manoel
Volantes: Willians, Henrique, Eurico, Willian Farias, Felipe Seymour e Charles
Meias: Arrascaeta, Alisson, Marcos Vinícius e Gabriel Xavier
Atacantes: Joel, Leandro Damião, Judivan, Henrique Dourado, Riascos, Willian e Marquinhos