Cruzeiro conta com a força da torcida para se dar bem contra o São Paulo (Foto: Douglas Magno)
Cruzeiro e São Paulo decidem uma vaga nas quartas de finais da Taça Libertadores nas duas próximas quartas-feiras, dias 6 e 13 de maio. O primeiro jogo será no Morumbi, em São Paulo, e o segundo no Mineirão, em Belo Horizonte. Os dois times tiveram dificuldades na primeira fase, mas confirmaram a classificação para as oitavas vencendo na última rodada, sem maiores problemas. Além disto, ambos foram eliminados nas semifinais dos campeonatos estaduais para rivais. O Cruzeiro perdeu para o Atlético-MG e o São Paulo para o Santos. As semelhanças, entretanto, param por aí. A principal diferença entre os times, em 2015, pode ser decisiva na disputa continental.
Os números do São Paulo jogando em casa são bem melhores que o do Cruzeiro. Enquanto o Tricolor tem 90% de aproveitamento, com nove vitórias e uma derrota em 10 jogos, o Cruzeiro tem 48,1%, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas em nove partidas.
Pela Libertadores, o São Paulo tem três vitórias em três jogos no Morumbi. Nestas partidas, o time não levou gols. O desempenho do Cruzeiro fora de casa, na competição sul-americana, é razoável, com uma vitória, um empate e uma derrota. Já no Mineirão, o Cruzeiro venceu duas e empatou uma. Longe de casa, o São Paulo venceu uma e perdeu as outras duas da primeira fase.
O Cruzeiro sabe que tem que melhorar o desempenho no Mineirão para superar o São Paulo. No lado paulista, o objetivo é manter o que vem fazendo em casa e se superar quando sai do Morumbi. O certo é que, números à parte, a promessa é de dois grandes jogos entre os rivais brasileiros, assim como em 2009 e 2010, anos em que eles também se enfrentaram na Libertadores, pelas quartas de finais. Em 2009, o Cruzeiro venceu as duas e avançou. No ano seguinte, o São Paulo deu o troco, com vitórias no Mineirão e no Morumbi.
Cruzeiro x São Paulo (Foto: GloboEsporte.com)