Tim Vickery abriu o "Redação SporTV" desta quinta-feira questionando o fato de, a poucos dias do início do Campeonato Brasileiro, não encontrar a tabela da competição nos jornais impressos. O jornalista exibiu o "Lance" como exemplo e disse que não se tratava de uma crítica ao diário, mas sim ao calendário do futebol. Tim disse que os brasileiros ainda não entenderam o que é a fórmula de pontos corridos, pois a competição deveria começar logo no início da temporada para que as primeiras rodadas fossem mais valorizadas.
- Falta um pouco mais de uma semana para ter o principal torneio de futebol do país, que é o Campeonato Brasileiro. Sinceramente, vocês aqui não entenderam ainda o que é pontos corridos. A grande graça dos pontos corridos é no início. Não tem necessariamente garantia de emoção a todo vapor no final, mas deveria ter no início. Porque no início é a festa de todas as torcidas, do país inteiro. O cara vai para o estádio com aquela fé, magia de torcedor: "esse ano a gente pode surpreender", seja o clube dele grande ou modesto - afirmou o jornalista inglês.
Flamengo e São Paulo jogam na 1ª rodada do Brasileiro (Foto: Rubens Chiri/ sãopaulofc.net)
Tim argumentou que seria importante haver uma pausa, com um espaço sem que o torcedor tivesse contato com jogos competitivos, para que pudesse nascer a "magia" que sustentaria o Campeonato Brasileiro. O jornalista disse que esse é o segredo das principais ligas do mundo que possuem média de público bem maior que a do Brasileirão. Para Tim Vickery, isso requer uma profunda modificação na fórmula dos Estaduais.
- Se fala da ideia dos Estaduais menores. Não resolve absolutamente nada. Tem o mesmo problema, falta de pausa antes (do Brasileiro), com o pior problema que é esse exército de gente que vai ficar desempregada no futebol, que vai ficar desempregada mais cedo e por mais tempo. Estadual menor é pensamento preguiçoso. É momento para um pensamento um pouco mais detalhado, um pouco mais empenhado em acertar a solução para o futebol brasileiro - argumentou.
Para Tim, os clubes que disputam o Estadual mas não jogam competição nacional deveriam estar em atividade durante todo o ano e, em um momento posterior, ao longo da temporada, poderiam entrar em disputa com clubes maiores. Vickery sugeriu um formato tipo copa, com jogos que poderiam ser disputados durante a semana.
- Aí tem o mata-mata que vocês tanto gostam, com os Estaduais no meio de semana. Eliminando o que tem agora de Estadual, abre-se muito espaço no calendário para copas no meio de semana. Essa seria minha fórmula. Os pequenos disputando entre si durante vários meses o direito de enfrentar os grandes em um formato de copa mais tarde no ano - concluiu.
JOGOS DA PRIMEIRA RODADA DO BRASILEIRO
* O Campeonato Brasileiro se inicia no dia 9 de maio
Palmeiras x Atlético-MG
Chapecoense x Coritiba
Fluminense x Joinville
São Paulo x Flamengo
Cruzeiro x Corinthians
Atlético-PR x Internacional
Sport x Figueirense
Vasco x Goiás
Grêmio x Ponte Preta
Avaí x Santos