Cruzeiro tem cerca de duas semanas para se preparar para jogo contra o Tricolor (Foto: Fernando Martins)
No total, são 15 dias de preparação para encarar o São Paulo. Tirando o final de semana que os jogadores do Cruzeiro terão de folga, os trabalhos que serão retomados na próxima segunda-feira, quando a Raposa inicia os treinamentos para encarar o tricolor paulista, dia 6 de maio, no Morumbi, pelo jogo de ida das oitavas de final da Taça Libertadores.
E a preparação cruzeirense será importante pelo fato de o técnico Marcelo Oliveira conseguir treinar o que ainda não teve oportunidade de fazer ao longo de 2015 devido ao calendário. Assim definiu o preparador físico Juvenilson de Souza, que comemora o período de folga dos atletas para o descanso.
- Primeiro, a importância do período é fundamental porque é o momento de caminhar em duas frentes. Recuperar os atletas, com alguns dias de folga. Segundo ponto você tem a oportunidade de treinar algumas coisas que durante a temporada você não consegue.
À esquerda, Juvenilson posa para foto ao lado do treinador Marcelo Oliveira e dos auxiliares Tico e Ageu (Foto: Maurício Paulucci)
Juvenílson criticou o calendário que fez com que o Cruzeiro jogasse cinco partidas em 14 dias. Segundo ele, as decisões em sequência influíram diretamente nas lesões de Alisson e Leandro Damião, que já desfalcaram a Raposa no último jogo, contra o Universitário Sucre, da Bolívia.
- Teve (influência), infelizmente, mas não podemos dizer o quanto isso influiu. Infelizmente perdemos dois atletas importantes. Acredito que isso não pode acontecer. Com 72 horas muitos atletas entram em campo com déficit de recuperação. Imagine com 48 horas?! Não estamos aqui para lamentar, mas para buscar a solução.
O preparador físico explicou que Marcelo Oliveira, enfim, terá a oportunidade de treinar o que ainda não conseguiu por conta da sequência de jogos.
- Dar ênfase ao trabalho do técnico. Dar condições a ele trabalhar aquilo que ele acredita que a equipe necessita. Não vamos aumentar a carga. Vamos treinar aquilo que não vínhamos treinando. Vamos dar oportunidade ao Marcelo. Mais trabalho de força e mais trabalho técnico e táticos.
Cruzeiro vai aproveitar tempo para descansar jogadores desgastados e treinar equipe (Washington Alves/Light Press)