Kléber disputa bola com Júnior César em confronto de 2010 (Foto: Juliana Flister/Vipcomm)
Depois de se classificarem na última rodada da fase de grupos da Libertadores, Cruzeiro e São Paulo farão um duelo de gigantes nas oitavas de final. Serão cinco títulos do torneio internacional em jogo, sendo três dos paulistas e dois do time celeste. No retrospecto geral entre as equipes, o São Paulo leva vantagem: 34 vitórias do time paulista, contra 17 do Cruzeiro, e 21 empates. Mas, para o zagueiro Léo, está é uma nova competição, e o número negativo não pode ser levado em consideração.
- Se inicia um campeonato diferente, é mata-mata.
E o zagueiro tem toda razão em encarar o mata-mata desta forma. Em confrontos eliminatórios, Cruzeiro e São Paulo se encontraram seis vezes. Em quatro, o Cruzeiro levou a melhor. Inclusive, esta não é a primeira vez que as equipes se encontram na fase mata-mata da Libertadores. Em 2009 e 2010, Cruzeiro e São Paulo se enfrentaram nas quartas de final. No primeiro ano, a Raposa levou a melhor, chegando à decisão daquela edição. Na segunda, o Tricolor foi quem se saiu bem.
A outra vez que o São Paulo venceu o Cruzeiro, em confrontos eliminatórios, foi na final da Recopa Sul-Americana em 1993. Mas, nada de favoritismo. Nem para um e nem para outro. Como se trata de um duelo entre dois gigantes do futebol brasileiro, a única certeza de Léo é de que as duas partidas ficarão marcadas.
Léo, zagueiro do Cruzeiro, analisa adversário celeste nas quartas de final da Taça Libertadores (Foto: EFE)
- São dois dos maiores clubes do futebol brasileiro e será um duelo de gigantes. É uma nova história que será contada, mais dois jogos
- São dois dos maiores clubes do futebol brasileiro e será um duelo de gigantes. É uma nova história que será contada, mais dois jogos que certamente ficarão na memória do torcedor. Nunca tem como se apontar um favorito.
Análise
Sobre o adversário, o zagueiro espera uma partida complicada, e espera buscar um resultado positivo no Morumbi, para que o time use a vantagem de disputar o último jogo no Mineirão com mais tranquilidade.
- Na Libertadores, não tem jogo fácil. O São Paulo é um adversário difícil, de grande qualidade técnica. Tem jogadores experientes, gabaritados, e um ataque de velocidade e também de muita técnica. Precisamos ter uma boa estratégia na casa do adversário, para que possamos decidir em casa, o que se torna um jogo de detalhes.
Confira os confrontos de mata-mata entre as equipes:
Recopa Sul-Americana 1993 – Finais
São Paulo 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 0 São Paulo (pênaltis: 2x4)
Copa do Brasil 1993 – Quartas de final
São Paulo 1 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 2 São Paulo
Copa Ouro 1995 – Finais
Cruzeiro 0 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 1 Cruzeiro (pênaltis: 1x4)
Copa do Brasil 2000 – Finais
São Paulo 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 1 São Paulo
Taça Libertadores 2009 – Quartas de final
Cruzeiro 2 x 1 São Paulo
São Paulo 0 x 2 Cruzeiro
Taça Libertadores 2010 – Quartas de final
Cruzeiro 0 x 2 São Paulo
São Paulo 2 x 0 Cruzeiro