Ricardo Goulart começou bem sua passagem na China (Foto: Divulgação/Guangzhou Evergrande)
O brasileiro Ricardo Goulart acabou de chegar na China, mas não está nem aí para dificuldades na adaptação ao país. Até agora já fez nove gols com a camisa do Guangzhou Evergrande, sendo seis pela Liga dos Campeões da Ásia, e outros três pelo Campeonato Chinês. É de longe o brazuca com melhor rendimento até agora por lá. Para ele, a presença de compatriotas no time - Alan, Renê Júnior e Elkseson - ajudou.
- Estou muito feliz pelos gols e pela adaptação. Todos me receberam bem e isso ajudou. Os brasileiros também têm me ajudado muito. Espero continuar assim para buscarmos os nossos objetivos na temporada. O time está melhorando com o tempo e vamos disputar todos os títulos para vencê-los - disse Ricardo Goulart ao LANCE!:
- Ter feito gols já nos primeiros jogos ajuda muito, dá confiança, e isso foi um ponto que facilitou este início. A convivência com os brasileiros também foi outro fator primordial. O clube nos dá toda estrutura necessária, tenho o apoio da minha esposa, que veio comigo, e a comissão técnica, que o Canavarro é o técnico, também muito importante.
Goulart é companheiro de Elkeson no Evergrande (Foto: Divulgação/Guangzhou Evergrande)
Além do fator fora de campo, Goulart garante que o trabalho de Fabio Cannavaro tem ajudado. O ex-zagueiro italiano, atual técnico do Guangzhou, escala o brasileiro em uma posição que conhece bem desde.
- Sim, a função é bem parecida (com a que fazia no Cruzeiro). Jogo como meia-atacante, vindo de trás, mas com liberdade sempre para chegar na área. Também tenho a minha função de marcação, o que hoje no futebol é importante e todos precisam ajudar.
Ricardo Goulart chegou no início deste ano (Foto: Divulgação/Guangzhou Evergrande)
Atual campeão chinês e vencedor da Liga dos Campeões da Ásia de 2013, o clube já garantiu classificação antecipada para a próxima fase da competição continental, e na Superliga Chinesa está na segunda posição, com um ponte de desvantagem em relação ao Shanghai East Asia. Para ele, o futebol no país está crescendo.
- No futebol brasileiro tem muitas equipes de ponta. Aqui na China tem menos. Mas o futebol está crescendo, a chegada de brasileiros ajuda e é nítido o desenvolvimento. Dentro de campo eles são muito velozes, fortes e parte tática está melhorando muito também - explicou.
Jogador foi fundamental na conquista do Brasileirão pelo Cruzeiro (Foto: Ramon Bitencourt/LANCE!Press)
Convocado por Dunga para a Seleção Brasileira ainda no ano passado, Goulart garante que um novo chamado não está em sua cabeça durante todo o tempo. Para ele, o treinador está observando o trabalho de todos.
- Não posso ficar pensando em convocação. Tenho que fazer meu trabalho no dia a dia, como tenho feito, e uma convocação será consequência. Sei que o Dunga também está olhando para a China, hoje o futebol pode ser visto em qualquer parte do mundo, e ele com certeza vai escolher os melhores - concluiu.