logo

9/4/2015 12:57

Defesa do Cruzeiro busca repetir feito do Boca Juniors, campeão em 1977

Clube argentino é o único a ter encerrado a primeira fase sem levar gol, desde que competição foi criada, na década de 60

Defesa do Cruzeiro busca repetir feito do Boca Juniors, campeão em 1977
Cruzeiro mostra segurança na defesa e é o único da atual competição a não levar gols (Foto: Freddy Perez / Light Press)

A noite de quarta-feira foi uma espécie de redenção para o Cruzeiro. Na vitória por 3 a 0 sobre o Mineros, da Venezuela, no Mineirão, o time teve a melhor apresentação do ano. Além dos belos gols marcados, a Raposa mostrou futebol convincente, com bom toque de bola e movimentação que agradou ao técnico Marcelo Oliveira. A liderança no Grupo 3, com oito pontos em quatro jogos, permite ao Cruzeiro empatar com o Huracán, na Argentina, semana que vem, para garantir a vaga nas oitavas de final da Taça Libertadores. Além disso, a equipe ficou mais próxima de alcançar um feito que apenas um clube obteve, até hoje, na história da Libertadores, desde que a competição iniciou em 1960: terminar a primeira fase sem levar gols.

A única vez que o feito foi alcançado foi em 1977. O Boca Juniors terminou a fase sem ser vazado no ano do seu primeiro título da competição. A chave dos argentinos era difícil, pois tinha o rival River Plate e os uruguaios Peñarol e Defensor. Mas, o lendário goleiro Hugo Gatti passou impunemente pela fase, levando o xeneize ao primeiro dos seis títulos do clube.

O feito, que nunca havia sido alcançado, não foi repetido até os dias de hoje. Oito times já passaram perto, com apenas um gol sofrido na primeira fase, mas o insuficiente para igualar o Boca de 1977. O Cruzeiro tem mais duas partidas para ficar invicto, e o goleiro Fábio para entrar para a seleta galeria.

Na atual competição, a defesa azul é a melhor entre as 32 equipes da fase de grupos da Libertadores, e a única de toda a competição que ainda não foi vazada. Foram quatro jogos até o momento, com duas vitórias e dois empates. O Cruzeiro fez cinco gols. Se não for batido nas duas partidas que restam, diante do Huracán, na Argentina, e do Universitário Sucre, da Bolívia, o Cruzeiro iguala o feito.

Corinthians e Universitário Sucre tomaram um gol em quatro jogos e seguem o Cruzeiro bem de perto na briga pela melhor defesa da competição sul-americana. Logo atrás vêm os argentinos Estudiantes e Boca Juniors, com dois gols sofridos em quatro partidas. O Santa Fé, da Colômbia, também levou dois gols, mas em três jogos.

Veja os times que só sofreram um gol na fase de grupos da Taça Libertadores:
Cruzeiro (Brasil) – 2011
Grêmio (Brasil) – 2009
Santos (Brasil) – 2007
Goiás (Brasil) – 2006
Indendiente Medellín (Colômbia) – 1994
Newell’s Old Boys (Argentina) – 1988
River Plate (Argentina) – 1978
San Lorenzo (Argentina) – 1973

1248 visitas - Fonte: globoesporte.com




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Mineiro

Dom - 20:00 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Tombense

Friendlies Clubs

Sáb - 17:00 -
0 X 0
Atletico-MG
Cruzeiro