9/4/2015 12:57
Defesa do Cruzeiro busca repetir feito do Boca Juniors, campeão em 1977
Clube argentino é o único a ter encerrado a primeira fase sem levar gol, desde que competição foi criada, na década de 60
Cruzeiro mostra segurança na defesa e é o único da atual competição a não levar gols (Foto: Freddy Perez / Light Press)
A noite de quarta-feira foi uma espécie de redenção para o Cruzeiro. Na vitória por 3 a 0 sobre o Mineros, da Venezuela, no Mineirão, o time teve a melhor apresentação do ano. Além dos belos gols marcados, a Raposa mostrou futebol convincente, com bom toque de bola e movimentação que agradou ao técnico Marcelo Oliveira. A liderança no Grupo 3, com oito pontos em quatro jogos, permite ao Cruzeiro empatar com o Huracán, na Argentina, semana que vem, para garantir a vaga nas oitavas de final da Taça Libertadores. Além disso, a equipe ficou mais próxima de alcançar um feito que apenas um clube obteve, até hoje, na história da Libertadores, desde que a competição iniciou em 1960: terminar a primeira fase sem levar gols.
A única vez que o feito foi alcançado foi em 1977. O Boca Juniors terminou a fase sem ser vazado no ano do seu primeiro título da competição. A chave dos argentinos era difícil, pois tinha o rival River Plate e os uruguaios Peñarol e Defensor. Mas, o lendário goleiro Hugo Gatti passou impunemente pela fase, levando o xeneize ao primeiro dos seis títulos do clube.
O feito, que nunca havia sido alcançado, não foi repetido até os dias de hoje. Oito times já passaram perto, com apenas um gol sofrido na primeira fase, mas o insuficiente para igualar o Boca de 1977. O Cruzeiro tem mais duas partidas para ficar invicto, e o goleiro Fábio para entrar para a seleta galeria.
Na atual competição, a defesa azul é a melhor entre as 32 equipes da fase de grupos da Libertadores, e a única de toda a competição que ainda não foi vazada. Foram quatro jogos até o momento, com duas vitórias e dois empates. O Cruzeiro fez cinco gols. Se não for batido nas duas partidas que restam, diante do Huracán, na Argentina, e do Universitário Sucre, da Bolívia, o Cruzeiro iguala o feito.
Corinthians e Universitário Sucre tomaram um gol em quatro jogos e seguem o Cruzeiro bem de perto na briga pela melhor defesa da competição sul-americana. Logo atrás vêm os argentinos Estudiantes e Boca Juniors, com dois gols sofridos em quatro partidas. O Santa Fé, da Colômbia, também levou dois gols, mas em três jogos.
Veja os times que só sofreram um gol na fase de grupos da Taça Libertadores:
Cruzeiro (Brasil) – 2011
Grêmio (Brasil) – 2009
Santos (Brasil) – 2007
Goiás (Brasil) – 2006
Indendiente Medellín (Colômbia) – 1994
Newell’s Old Boys (Argentina) – 1988
River Plate (Argentina) – 1978
San Lorenzo (Argentina) – 1973
1248 visitas - Fonte: globoesporte.com