A revista "World Soccer", da Inglaterra, traz em sua edição de abril os 500 jogadores mais importantes do futebol na atualidade. Na lista, são 20 atletas que atuam no Brasil. Entre os nacionais, o Corinthians, o Cruzeiro e o São Paulo têm o maior número: são quatro representantes de cada clube. O Internacional tem três nomes. Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Santos têm um nome.
Com 21 jogadores, o Campeonato Brasileiro ocupa o sexto lugar na lista por ligas. A Inglaterra é a primeira, com 76 jogadores na relação. Alemanha (70), Espanha (63), Itália (46) e França (40) aparecem logo na sequência.
Somando os jogadores que atuam no futebol internacional, o Brasil é ainda o país com o maior número de representantes, com 54. A Espanha colocou 44 atletas na lista e a Argentina aparece em terceiro, com 40. A Alemanha, campeã do mundo, tem 34.
Entre os clubes europeus, porém, os alemães estão em destaque. O Bayern de Munique tem 16 jogadores e lidera. Barcelona, Chelsea e Real Madrid estão empatados em segundo lugar, com 13.
O Paris Saint-Germain, com 12, é o quinto.
Para escolher os 500 mais importantes, a "World Soccer" definiu como critérios: estar atuando e ser manchete, ter merecido reportagens com seu desempenho, ter sido jogador-chave na seleção nacional, ser importante também fora dos gramados e ainda aparecer na seleção mensal feita pela revista.
- No ano passado, o Flamengo estava ameaçado de rebaixamento, e a contratação de Canteros acalmou as coisas. O Anderson foi uma contratação de risco - explicou o jornalista inglês, Tim Vickery, que colaborou na lista.
Veja os jogadores do futebol brasileiro apontado na revista: