7/4/2015 15:23
OFF - Inter é denunciado por injúria racial e pode levar multa e perder mando
Alvo de supostas ofensas, Fabrício será julgado por gestos obscenos para a torcida e pode levar gancho de até 12 partidas; procurador não usou depoimento de jornalista
Fabrício em briga com torcida na partida contra Ypiranga na quarta (Foto: Reprodução / RBSTV)
A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) entregou na tarde desta terça-feira as denúncias referentes ao jogo do Inter contra o Ypiranga, na última quarta. O clube foi enquadrado por supostas injúrias raciais contra Fabrício e pode levar multa e perder mandos de campo. O lateral também foi denunciado por ofender a torcida e com chance de pegar suspensão de até 12 partidas. A tendência é de que os dois julgamentos, que ainda não foram confirmados, ocorram entre terça e quarta-feira da próxima semana. O presidente do TJD-RS, Roberto Pimentel, afirmou ao GloboEsporte.com que as denúncias foram protocoladas e passarão por análise nesta tarde. Não há chance de o Campeonato Gaúcho ser paralisado antes do início das quartas de final.
O Inter foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". A multa pode ir de R$ 100 a R$ 100 mil.
A perda de mando de campo não tem pena máxima, mas, de acordo com o procurador Alberto Franco, não deve passar de uma partida, caso o clube seja punido. A denúncia foi feita por meio de análises de vídeos do episódio, descartando, portanto, o depoimento do jornalista Luciano Potter, que, inicialmente, seria levado em conta. Potter afirmou em programa de rádio e em rede social que ouvira insultos racistas nas cadeiras do Beira-Rio.
Ao se encaminhar para deixar o gramado e fica de frente com torcedores postados no anel inferior do Beira-Rio, o jogador teria escutado injúrias raciais contra o lateral. A câmera da transmissão da televisão flagra o colorado Vinícius Paixão vociferando contra o lateral, mas a imagem é inconclusiva. Vinícius Paixão, todavia, negou que tivesse dito a palavra "macaco".
Fabrício, por sua vez, foi denunciado no artigo 258-A por "provocar o público durante partida, prova ou equivalente". Como a denúncia fora feita duas vezes, o lateral pode pegar gancho de até 12 partidas. O atleta não jogará mais no Inter. A direção oficializou na segunda-feira o seu afastamento. Agora, procura clubes interessados no jogador.
1383 visitas - Fonte: Globo Esporte