Na primeira rodada do Campeonato Mineiro (Foto: Douglas Magno)
A boa campanha da Caldense e a surpreendente vitória do Tombense no Mineirão, na última rodada, definiram que o maior clássico de Minas Gerais será a principal atração das semifinais do Campeonato Mineiro. Acostumados a duelar pela taça do Estadual, Atlético-MG e Cruzeiro voltarão a se enfrentar antes da decisão nove anos depois, quando se encontraram na mesma fase.
Naquela ocasião, o time celeste passou para a final e derrotou o Ipatinga. No primeiro jogo da semifinal entre os principais times de Belo Horizonte, Cruzeiro e Atlético-MG empataram por 2 a 2, no Mineirão. Na segunda partida, vitória celeste por 2 a 0, novamente no Gigante da Pampulha, e classificação azul. No ano anterior, em 2005, a Raposa também levou a vantagem na semifinal e se classificou.
Primeira colocada na tabela do Campeonato Mineiro 2015, a Caldense foi a única invicta da primeira fase e terminou a fase com 25 pontos. O segundo lugar ficou com o Cruzeiro com 24, seguido pelo Atlético-MG, em terceiro com 22, e o Tombense, na quarta posição, com 20 pontos conquistados. Democrata e Mamoré foram os rebaixados.
Na primeira fase, Caldense e Tombense empataram por 1 a 1, em Poços de Caldas (Foto: Filipe Martins)
Só decisão
O clássico acontecerá em meio ao foco dos times voltados para a Libertadores. Antes da primeira partida, O Cruzeiro recebe o Mineros, na quarta-feira, no Mineirão, e o Galo encara o Santa Fé, no Independência, um dia depois. Após o primeiro jogo da semifinal, o time celeste joga na Argentina, contra o Huracán, e o Galo embarca rumo ao México, para encarar o Atlas, em Guadalajara.
Com a primeira posição assegurada, a Veterana escolhe se mandará a primeira partida em seu estádio, o Ronaldão, ou se irá encarar o primeiro desafio diante do Tombense, no Almeidão, em Tombos.