Mineirão é o palco para jogo derradeiro das equipes na primeira fase (Foto: Douglas Magno)
De nada adianta liderar o Campeonato Mineiro na maioria das rodadas da primeira fase e terminar a etapa na segunda colocação. O Cruzeiro sabe disso e quer a ponta da tabela para poder escolher a ordem no mando de campo e jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols nas semifinais e numa eventual final do Campeonato Mineiro. Para isto, tem que vencer o Tombense, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão. O time da Zona da Mata, no entanto, também tem objetivos importantes na partida. Em quarto lugar, sonha com a vaga nas semifinais. O objetivo do Tombense será concretizado se o América-MG não fizer mais pontos que ele na rodada. Ou seja, se classifica até com derrota, desde que o Coelho também perca para o Democrata GV.
Ciente da importância de ter as vantagens nas fases de mata-mata, até porque foi assim que conquistou o título de 2014, Marcelo Oliveira vai mandar a campo o que tem de melhor à disposição sem correr riscos de desfalques mais sérios no futuro. O treinador perdeu o atacante Marquinhos, vetado por causa de lesão muscular, além do zagueiro Léo e do volante Willian Farias, que serão poupados. Manoel entra na defesa, enquanto Charles e Judivan vão auxiliar o meio-campo e ataque da Raposa. Para compensar, Alisson, Arrascaeta e Mena, que estavam defendendo as seleções de seus países, estão de volta e serão titulares. Leandro Damião, artilheiro do campeonato, com oito gols, comanda o ataque.
Há três rodadas no G-4, o Tombense precisa da vitória para conquistar de vez a última vaga para a semifinal do Estadual e não depender do resultado do confronto entre América-MG e Democrata GV. Para o técnico Júnior Lopes, será um confronto difícil, mas independentemente do resultado, o grupo deve ser parabenizado pela campanha realizada no Mineiro.
- Nós estamos tranquilos e temos a convicção de que o trabalho está sendo bem feito. Agora, vamos atrás de algo mais, mas sabemos que vai ser difícil. Vamos jogar contra o Cruzeiro, que é uma equipe fantástica, porém, o resultado só depende de nós - destacou.
Júnior Lopes não poderá contar com o experiente meia Joilson, que recebeu o terceiro cartão amarelo e irá cumprir suspensão automática. O treinador lamentou a ausência do jogador, mas garantiu que tem boas opções para o lugar do atleta.
A arbitragem fica a cargo de Marco Aurélio Fazekas Ferreira, que será auxiliado por Pablo Almeida Costa e Magno Arantes Lira. A TV Globo Minas mostra o jogo, ao vivo e em alta definição, para todo o estado. O GloboEsporte.com segue tudo em Tempo Real e com vídeos exclusivos a partir das 15h30.
Cruzeiro: a provável formação da Raposa tem Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Mena; Charles e Henrique; Judivan, Arrascaeta e Alisson; Leandro Damião.
Tombense: Darley; Gedeilson, Heitor, Alexandre e Anderson; Coutinho, Mateus, Betinho e Jonathan; Rafael Pernão e Jean.
Cruzeiro: não há jogadores suspensos no time celeste. No departamento médico da Toca da Raposa II estão o zagueiro Dedé, o meia Júlio Baptista e o lateral Ceará, todos se recuperando de uma cirurgia. O volante Willian Farias e o meia-atacante Marquinhos, com problemas musculares, também ficam de fora da partida deste domingo. O zagueiro Léo e o volante Willian Farias serão poupados.
Tombense: Joilson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Cruzeiro: ninguém
Tombense: Alexandre, Anderson, Daniel Amorim, Heitor e Coutinho.