Fotos: Cruzeiro/Divulgação
Atual bicampeão estadual, a equipe júnior do Cruzeiro Esporte Clube inicia, na manhã deste sábado, a disputa do Campeonato Mineiro Sub-20 e a busca pelo terceiro título consecutivo da competição, feito inédito na história cinco estrelas.
O Maior de Minas estreia contra o Santarritense, de Santa Rita do Sapucaí-MG, às 10h, na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte, no primeiro jogo do experiente treinador Emerson Ávila no comando técnico dos juniores do Cruzeiro. A partida será transmitida ao vivo pela TV Cruzeiro.
“Expectativa é a melhor possível. É um time bastante mudado em relação ao do ano passado; vários jogadores saíram e outros chegaram. A gente vem trabalhando há um mês na preparação da equipe, um bom tempo para fazermos uma pré-temporada bem completa, em que todos os aspectos de treinamento foram envolvidos: parte técnica, física e tática”, disse Ávila.
“Encontramos a melhor maneira de jogar, escolhemos os melhores atletas para começarmos a competição e esperamos que o início seja bom. O Santarritense é um adversário desconhecido, mas a motivação dos meninos é muito grande para iniciamos muito bem a primeira competição na temporada”, completou.
Ávila começou a carreira de treinador no infantil celeste há 19 anos, em 1996, foi também técnico do juvenil estrelado, auxiliar-técnico e treinador da equipe profissional em dez partidas – as quatro primeiras de maneira interina, em 2007 e 2010, e outras seis como técnico efetivado, em 2011, em substituição a Joel Santana.
Comandou várias outras equipes profissionais, como Ipatinga-MG (2007 e 2008), Grêmio Barueri-SP (2008), Boavista-RJ (2009), Nacional de Nova Serrana-MG (2012) e Esportivo-RS (2014). Teve ainda duas importantes passagens pelas seleções brasileira sub-17 (2012) e sub-20 (2012 e 2013).
Suas principais conquistas foram o Sul-Americano Sub-17, em 2011, pela seleção brasileira, o Campeonato Paulista do Interior, em 2008, pelo Grêmio Barueri-SP, e o vice-campeonato brasileiro da série B, em 2007, pelo Ipatinga-MG, que resultou no acesso da equipe do Vale do Aço à primeira divisão no ano seguinte.
No time profissional do Cruzeiro, além de treinador, exerceu o cargo de coordenador-técnico em 2008 e participou da indicação de vários atletas, como Montillo, Marcelo Moreno e Alecsandro. No final do ano passado foi contratado novamente pelo Maior de Minas para deixar ainda mais forte o desempenhado das categorias de base do Clube.
“Tive convite do Cruzeiro para retornar e com muita alegria estou de volta. Para mim, é um recomeço, será a primeira vez que assumo o júnior do Cruzeiro e com expectativa de mais um grande trabalho”, comentou.
A equipe de Emerson Ávila está no grupo C do Campeonato Mineiro e, além de Santarritense, terá também como adversários na primeira fase da competição, Social (Oliveira), Nova Lavras (Lavras) e Estrada Real (Ouro Branco), mas que jogará em Congonhas.
Na chave A estão Victória (Montes Claros), Dínamo (Araxá), CGP (Lavras), Villa Nova (Nova Lima) e Atlético-MG (Belo Horizonte). Já o grupo C conta com Funorte (Montes Claros), Araxá (Araxá), União (Itabirito), Betinense (Betim) e América-MG (Belo Horizonte).
Pelo regulamento do torneio, os dois melhores colocados de cada uma das três chaves garantem vaga no hexagonal final.
Jogos do Cruzeiro no Campeonato Mineiro Sub-20 2015:
04/04 – Cruzeiro x Santarritense
11/04 – Social x Cruzeiro
18/04 – Cruzeiro x Nova Lavras
25/04 – Estrada Real x Cruzeiro
09/05 – Santarritense x Cruzeiro
16/05 – Cruzeiro x Social
23/05 – Nova Lavras x Cruzeiro
30/05 – Cruzeiro x Estrada Real