2/4/2015 08:08
Inspirado em Ramon, Marquinhos se torna protagonista no Cruzeiro
Jogador conta que ex-meia da Raposa é influência dentro e fora de campo
Marquinhos é peça importante no esquema do técnico Marcelo Oliveira (Foto: Léo Simonini)
Marquinhos chegou ao Cruzeiro em junho do ano passado, com o estigma de ser mais um jogador para compor o elenco, sem o status de titular absoluto. E assim foi feito, pelo menos até a virada do ano, já que no Brasileirão de 2014 contribuiu para a conquista, sem o peso de ser um dos jogadores mais importantes. Em 2015, porém, com as saídas de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, além da queda de rendimento de Willian, o meia-atacante se tornou peça fundamental no esquema de Marcelo Oliveira, e tem correspondido. Marquinhos diz que o bom momento tem relação com a maturidade adquirida ao longo da carreira, mas com participação importante de um ex-jogador com passagem pelo clube, Ramon Menezes.
- Foram tantos jogadores com quem trabalhei, experientes e que me deram conselhos que aprendi na vida do futebol. Tenho como exemplo o Ramon Menezes, que me ajudou e facilitou muito minha vida. Às vezes, quando se sobe, se acha que é o poderoso no profissional, mas tem que ficar com o pezinho no chão. Hoje passo para os jovens que a vida no futebol é curta e se não aproveitar perde o momento.
Sobre a fonte de inspiração, Marquinhos relembra que o conheceu no início da carreira, ainda no Vitória, e que até hoje segue algumas dicas do antigo companheiro, dentro e fora das quatro linhas.
- Conheci no Vitória, joguei com ele, me ensinou muita coisa, até fora de campo, que vou levar como exemplo para o resto da minha vida. Me ensinou também na forma de falar (com a imprensa), na bola parada, sempre conversava e se oferecia para ajudar. Alguns jogadores que sobem da base deixam subir para a cabeça, mas ele me deu força, conversou muito e por isso tenho um carinho imenso. Me ajudou a crescer na vida e não tem nem o que falar, um exemplo no futebol.
Protagonismo
Sobre a importância que tem atualmente para o time de Marcelo Oliveira, Marquinhos finca os pés no chão e mantém o discurso humilde.
- Trabalho para fazer meu papel e sei que para isso tenho que ter foco e os pés no chão. Com isso vou pegando confiança do treinador e dos companheiros. Sei que ano passado tínhamos jogadores experientes, como esse ano, e não fico sendo cobrando sozinho. A responsabilidade tem que ser de todos, estou à disposição do treinador e procuro melhorar dentro de campo para ajudar a equipe.
Mayke, que vê de perto o desempenho do companheiro, inclusive recebendo ajuda dentro de campo, ajuda a corroborar a tese de que Marquinhos tem papel fundamental na equipe.
- Desde quando chegou percebemos que ele tem uma força para atacar e defender, um jogador que corre bastante em campo e parece não se cansar. Ele ataca e marca o lateral, o que é bom para o time e para mim porque me ajuda muito na lateral. É um excelente jogador, habilidoso e com boa finalização. Por tudo isso ele é muito importante para nosso time.
1443 visitas - Fonte: globoesporte.com