Cruzeiro é o atual campeão Mineiro (Foto: Douglas Magno)
O Cruzeiro conquistou o Campeonato Mineiro de 2014 com dois empates com o Atlético-MG nas finais. A vantagem obtida por ter terminado a primeira fase na liderança foi fundamental na decisão. Este ano, Cruzeiro, Atlético-MG e Caldense brigam pela primeira colocação na fase inicial e pela consequente vantagem de jogar por dois resultados iguais nas semifinais e finais.
A vantagem, entretanto, não é garantia de conquista do título. Desde 2004, o Campeonato Mineiro tem fórmula semelhante, com fase inicial e mata-mata. A diferença é que, em alguns anos, se classificaram oito times e em outros quatro. Nas 11 edições com este sistema de disputa, em apenas quatro vezes o líder da primeira fase terminou como campeão. Confira a tabela abaixo.
Terceiro colocado com 19 pontos, o Atlético-MG garante matematicamente a vaga para as semifinais até com um empate com o Villa Nova-MG, domingo, no Independência. Isso porque o Galo é beneficiado com o confronto direto entre Tombense e América-MG (ambos com 16 pontos), em Tombos, que disputam a última vaga. Confira o simulador do GloboEsporte.com e faça as projeções de classificados e rebaixados no Estadual 2015.
Caso vença em casa, o Tombense se garante. O América-MG tem uma vitória a menos que o adversário e, se vencer, dependerá de um empate na última rodada para se classificar. A igualdade entre os dois leva a decisão para a última rodada.
Sobre as chances dos confrontos nas semifinais, a probabilidade é grande, 52,1%, de existir um confronto entre Caldense e Atlético-MG. Já o Cruzeiro, atualmente líder com 21 pontos, deverá ter como adversário América-MG ou Tombense. O Villa Nova tem menos de 1% de chance de classificação.
Em 2012, após terminar a primeira fase como líder, o Atlético-MG se sagrou Campeão Mineiro (Foto: Pedro Vilela)