Pedro Moreira e Márcio Rodrigues no Cazaquistão/ Fotos: Cruzeiro/Divulgação
Entre chegadas e despedidas são traçados os destinos dos homens. Às vezes o partir deixa tristeza, mas em algumas ocasiões ele também é capaz deixar grandes legados e excelentes lembranças. Nesta semana, o Cruzeiro Esporte Clube se despede de um exímio profissional: Pedro Moreira, ex-gerente do DNI (Departamento de Negócios Internacionais) da Raposa, irá assumir o cargo de Supervisor das Seleções de Base da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Natural de Belo Horizonte, Pedro iniciou sua trajetória no tetracampeão brasileiro no ano de 2007, logo após graduar-se em Educação Física com Minor em Negócios, na Appalachian State University, na Carolina do Norte – EUA. No Brasil, buscou ainda o princípio da formação continuada, concluindo três cursos de MBA em Comercio Exterior e Negócios Internacionais, Gestão Empresarial e Gestão Esportiva na Fundação Getúlio Vargas. Coordenou o intercâmbio e o DNI durante esses anos, tendo participado da criação do mesmo, e, posteriormente, exerceu a gerência desse próprio setor.
Dentre os principais feitos realizados pelo ex-funcionário do Clube, pode-se destacar a BH Cup. Durante a sua gestão, o torneio sub-15, que recebia o nome de BH Youth Cup, passou por uma grande reformulação e tornou-se uma das melhores competições brasileiras voltadas à categoria de base.
“Organizamos oito BH Cup’s. Antes o torneio era voltado para equipes intercambistas e regionais, abrangendo os clubes de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Depois nós o reformulamos, convidamos grandes clubes do Brasil e também equipes internacionais. Hoje a BH Cup tomou uma projeção enorme. Em 2014 ela completou dez anos e tivemos a ilustre participação da Seleção Brasileira para comemorar esse aniversário da competição. O Cruzeiro E.C esta de parabéns pelo empenho e dedicação na organização de um dos melhores torneios de categoria de base do Brasil. Ter uma competição desta qualidade, sendo jogada em casa, é muito importante para a formação de nossos atletas e mostra a competência do clube em todas as suas áreas de atuação”, salientou.
Ambicioso, competente e dedicado, Pedro Moreira revelou que nunca mediu esforços para propagar, ainda mais, a imagem internacional do atual bicampeão brasileiro. Ele também se mostrou completamente satisfeito com as conquistas que obteve trabalhando junto aos demais departamentos da agremiação cinco estrelas, onde foi gerado um aumento nas receitas do DNI de aproximadamente 1000%.
“É um momento extremamente gratificante, após oito anos de trabalho, de muita dedicação aqui no clube, eu só tenho que agradecer a todos os colaboradores que participaram deste processo. Levarei comigo grandes amizades, muitos aprendizados e um agradecimento eterno. Nosso objetivo foi sempre colocar o Cruzeiro entre as principais marcas do futebol mundial. Se no século XX fomos eleito o melhor clube de futebol brasileiro, no século XXI o foco é conquistar o mundo”, afirmou.
Dentro desta perspectiva, o manager criou o Cruzeiro Academy, que possui uma sede em Chicago e outra na Tailândia; o Cruzeiro Camp, que ja foi realizado no Japão, Holanda, EUA, Bermuda e Canadá; o Cruzeiro Player Development Program, que já contou com a presença de mais de 2000 intercambistas; e a participação em mais 28 torneios internacionais pelo mundo. Além disso, o ex-profissional da Raposa também selou parcerias com os seguintes clubes: BKHacken (Suécia), BEC Tero e Phuket FC (Tailândia) e Chivas Guadalajara (México).
Agora, se despedindo do atual campeão mineiro, Pedro afirmou que tentará repetir o excelente trabalho na CBF. “Espero agora, na CBF, fazer a mesmo que fiz no Cruzeiro e estar contribuindo para o crescimento do futebol brasileiro, levando comigo tudo que aprendi aqui durante todos esses anos”, disse.
Por fim, o Supervisor das Seleções de Base da Confederação Brasileira de Futebol deixou uma mensagem para todos aqueles que participaram de sua trajetória dentro do Maior de Minas, enfatizando que o sucesso de uma instituição depende diretamente da harmonia entre os seus funcionários.
“Queria deixar a todos o meu muito obrigado e a alegria em construir um ambiente de excelência. Excelência que só pode ser conseguida através do trabalho em equipe, onde a melhora coletiva gera a melhora individual e vice-versa. A busca constante do nosso melhor proporciona e desenvolve um ambiente de extrema qualidade e aprendizado. Como Mahatma Gandhi disse: ‘seja a mudança que você quer ver no mundo’, e todos nós queremos um mundo melhor. Que essa mudança parta de nós primeiro”, concluiu.