Gualter Naves/Lightpress
O Cruzeiro, Tetracampeão Brasileiro, é o cabeça de chave do grupo 3 da Taça Libertadores da América. A Raposa enfrentará na fase de grupos os seguintes clubes: o Universitario de Sucre, da Bolívia, que joga a 2.810 metros do nível do mar, o tradicional clube argentino Huracán, que atualmente disputa a segunda divisão do seu país e o Mineros de Guayana, da Venezuela
A luta pelo Tricampeonato da Libertadores tem início no dia 25 de fevereiro, às 22h, em Sucre, na Bolívia. O adversário será o Universitário de Sucre, que disputa a competição pela segunda vez, em toda sua história. Fundado em 1962, o clube boliviano manda suas partidas no Estádio Olímpico Pratia, com capacidade para 29 mil espectadores. A agremiação tem em seu currículo apenas o Campeonato Boliviano de 2008. Apesar da vida curta na competição continental, o Univeritário Sucre enfrentou o Cruzeiro na fase de grupos da edição de 2009. Naquela oportunidade, o Maior de Minas levou a melhor nos dois jogos, 1 a 0 na Bolívia e 2 a 0 no Brasil. O clube boliviano terminou a fase de grupos na última colocação.
Estádio Olímpico Pratia / Foto:Panoramio.org
O segundo adversário na Copa Libertadores será o Huracán, clube que atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Argentino. Será o primeiro jogo diante da China Azul, e com certeza o time do Huracán encontrará o Mineirão lotado, como de custume. O clube é pentacampeão nacional (1921, 1922, 1925, 1928, 1973) e está na Libertadores por ter conquistado a Copa Argentina de 2014. Fundado em 1908, no bairro de Parque Patrícios, em Buenos Aires, o Huracán disputa suas partidas no Estádio Tomás Ducó, que comporta 49 mil pessoas. Sua única participação na competição continental foi há 41 anos atrás, em 1974, quando chegou até as semifinais.
Estádio Tomás Ducó / Foto:copaargentina.org
Quase um mês depois de estrear na competição, no dia 19 de março, às 21h45, o Cruzeiro vai até Puerto Ordaz, na Venezuela, enfrentar o Mineros de Guayana. O estádio onde acontecerá a primeira partida entre as duas equipes na Copa Libertadores será o Polideportivo Cachamay, com capacidade para 42 mil pessoas. O time venezuelano ganhou apenas um único título em toda a sua história, o campeonato nacional de 1989. Será a quinta participação da equipe na Libertadores, anteriormente ela disputou as edições de 1990, 1997, 2005 e 2008 e jamais conseguiu avançar para a segunda fase do certame.
Polideportivo Cachamay / Foto:commons.wikimedia.org
O returno da fase de grupos tem sua ordem de jogos invertida. Ou seja, o Cruzeiro terá o Mineros de Guayana no Mineirão no dia 8 de abril, às 22h. Em seguida a Raposa enfrentará o Huracán, dia 14 de abril, às 19h, em seu estádio, na Argentina. E fechando a fase de grupos, o Cruzeiro enfrenta o Universitário Sucre, dia 21 de abril, às 20h30, no Mineirão, dia de feriado nacional no Brasil. Os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de finais.