Fotos: Ana Flávia Goulart - Sada Cruzeiro/Divulgação
Por 3 sets a 0, o atual campeão do Sul-Americano Sada Cruzeiro bateu o San Martin, da Bolívia, no primeiro jogo da competição continental. Com Marcelo Mendez colocando em quadra um time alternativo em San Juan, na Argentina, a Raposa fez parciais de 25/5, 25/14 e 25/8 na noite dessa quarta-feira. Agora, a equipe celeste já foca no grande desafio que tem pela frente: encarar o Taubaté Funvic na quinta, às 20h30, horário de Brasília.
Diante de um adversário menos qualificado, o comandante estrelado optou por dar ritmo aos jovens atletas do elenco e promover alterações na equipe. Fernando Cachopa foi o levantador do time que contava com os garotos Rodriguinho e Kadu como ponteiros e Éder Levi no meio de rede. O oposto PV também foi acionado junto com o central Douglas Cordeiro. E ainda houve a novidade no passe azul: o canadense Winters jogou como líbero.
E a formação inédita funcionou muito bem. O Sada Cruzeiro cumpriu com louvor o seu papel de favorito e manteve o domínio absoluto do confronto, do início ao fim. Aproveitando os contra-ataques com eficiência, dificultando o passe boliviano e com o bloqueio funcionando, a vitória foi garantida com facilidade e em menos de uma hora de jogo.
"Entrar jogando em um torneio internacional é uma grande oportunidade para nós, mais jovens, mostrarmos trabalho para o Marcelo. É muito bom para dar rodagem pra gente, experiência de jogo, mesmo diante de um adversário mais fraco. E como é um campeonato curto e intenso, com partidas acontecendo todos os dias, é bom também para que os titulares possam descansar para os confrontos mais complicados", explicou o central Éder Levi.
Passada a ansiedade pela estreia na competição, é hora do time estrelado focar no confronto que já se transformou em clássico nacional. Agora em terras argentinas, Sada Cruzeiro e Taubaté Funvic duelam nesta quinta pelo Grupo B do Sul-Americano. O clube paulista, segundo representante brasileiro na competição, também conquistou uma vitória de 3 a 0 nesta quarta, sobre o Club Atletico Bohemios, do Uruguai.
Para Marcelo Mendez, a partida válida pela segunda rodada deve ser tão disputada quanto os últimos encontros entre as equipes. "Teremos uma partida muito difícil. Vamos encarar um time de estrelas, grandes jogadores de seleção. Já nos enfrentamos três vezes nesta temporada, ganhamos as duas na Superliga e perdemos para eles a semifinal da Copa Brasil. Creio que será um confronto muito equilibrado, que talvez não defina nada na classificação do grupo, mas será um grande teste para a fase mais importante, quando vem a verdade do torneio", analisou o técnico argentino.
Sada Cruzeiro: Fernando Cachopa, PV, Kadu, Rodriguinho, Douglas Cordeiro, Éder Levi e o líbero Winters. Técnico Marcelo Mendez.
San Martin: Perez, Franco, Ustariz, Herbas, Lazarte, Amurrio e o líbero Torrez. Técnica Marylin Triantafilo.
Tabela de Jogos:
Quinta-feira, 12/02:
18h00 – B – San Martin (BOL) x Club Atletico Bohemios (URU)
20h30 – B – Sada Cruzeiro (BRA) x Taubaté Funvic (BRA)
23h00 – A – UPCN Voley Club (ARG) x Lomas de Zamora (ARG)
Sexta-feira, 13/02:
18h00 – A – Lomas de Zamora (ARG) x Club Linares (CHI)
20h30 – B – Club Atletico Bohemios (URU) x Sada Cruzeiro (BRA)
23h00 – B – Taubaté Funvic (BRA) x San Martin (BOL)
Sábado, 14/02:
Semifinais
Domingo, 15/02:
Final