logo

6/2/2015 12:04

De preparador a jornalista. Veja quem está por trás do Cruzeiro em 2015

De preparador a jornalista. Veja quem está por trás do Cruzeiro em 2015
Benecy Queiroz, supervisor de futebol do Cruzeiro, iniciou no clube como preparador físico

Quem não sonha com um plano de carreira? Iniciar a sua trajetória em uma empresa e, gradativamente, chegar ao topo, exercendo a função de diretor. As trajetórias de Benecy Queiroz e Valdir Barbosa, supervisor e gerente de futebol do Cruzeiro, respectivamente, seguem à risca as projeções feitas em companhias de grande porte. O primeiro chegou ao clube como preparador físico, enquanto o segundo começou os trabalhos como assessor de imprensa.

Homens fortes do futebol neste segundo mandato de Gilvan de Pinho Tavares, os dois têm histórias bem diferentes entre si. Benecy, por exemplo, chegou ao clube em maio de 1972. Preparador físico da equipe profissional, permaneceu no cargo por 15 anos. Neste período, chegou a exercer o papel de treinador em 1973, quando comandou Garrincha em um amistoso contra o Democrata, em Governador Valadares.

"Fui preparador físico do Cruzeiro por 15 anos, cheguei à seleção brasileira nessa época [fim da década de 1980]. Depois, quando o Salvador Masci tornou-se mandatário [1990], me tornei assessor especial da presidência e, posteriormente, diretor de futebol", disse Benecy ao UOL Esporte.

"A existência do Cruzeiro na minha vida é muito importante e de muitas glórias. Cheguei a ser treinador do clube no dia em que o Garrincha defendeu nossas cores no amistoso em Governador Valadares. Foram muitas experiências. Sou muito grato pelas oportunidades", afirmou.

Embora tenha recebido oportunidades de trabalhar em duas áreas distintas – no campo de jogo e como dirigente –, Benecy Queiroz admite que ambas têm o mesmo grau de dificuldade e pressão.

"Você, no campo, tem atividade voltada para o futebol, para a preparação do elenco. Na diretoria, há uma proximidade maior com empresários, com a questão financeira do clube. Todas são difíceis. Não dá para selecionar uma que seja mais complicada que a outra neste tipo de situação", observou.

Já Valdir Barbosa tornou-se gerente de futebol do Cruzeiro em 2007. No clube desde 1997, ele atuou por dez anos no departamento de comunicação. Inicialmente, foi assessor de imprensa, assumindo posteriormente a direção do setor.

Antes de chegar ao clube, ele já havia trabalhado em veículos renomados da imprensa mineira. Cobriu o dia a dia do Cruzeiro na Rádio Itatiaia durante anos, antes ainda do falecido Carlos César Pingüim e de Artur Morais, atual responsável pelo cargo. Posteriormente, trabalhou como comentarista da TV Bandeirantes em Minas Gerais.

Querido pelos irmãos Alvimar e Zezé Perrella, ex-presidentes do Cruzeiro, foi convidado para o cargo de assessor de imprensa no fim da década de 1990. Devido à proximidade com os antigos gestores, tornou-se gerente de futebol em 2007. Na ocasião, explicou que não se assustava com a possibilidade.

"Eu já fazia boa parte das funções extra-oficialmente, agora vai ser formalizado. O [Eduardo, então diretor do clube, hoje cartola do Atlético-MG] Maluf tem muitas alterações e eu como gerente de futebol vou dar suporte. Para mim é bom, porque depois de dez anos no clube vou ter uma nova função", disse à época.

Hoje, Valdir Barbosa e Benecy Queiroz são os responsáveis por comandar o futebol do Cruzeiro ao lado do presidente Gilvan de Pinho Tavares. Desde a saída de Alexandre Mattos para o Palmeiras, eles ficaram em evidência e assumiram a responsabilidade de negociar atletas.

1563 visitas - Fonte: Uol Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Dom - 18:30 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 18:30 - Governador Magalhães Pinto
X
Cruzeiro
Sao Paulo