logo

5/2/2015 17:04

No patamar de cima dos técnicos, Levir e Marcelo buscam "cereja do bolo" com a Libertadores

Técnicos de Atlético e Cruzeiro estão valorizados pela temporada vitoriosa

No patamar de cima dos técnicos, Levir e Marcelo buscam cereja do bolo com a Libertadores
Marcelo Oliveira e Levir Culpi terão desafio de ganhar a Libertadores e enriquecer ainda mais os currículos

Ganhar a Copa Libertadores. Dirigentes, jogadores e técnicos traçam esse objetivo toda vez em que se referem à principal competição de clubes da América. Com os comandantes de Atlético e Cruzeiro a história não é diferente. Colocar o título continental no currículo seria a “cereja do bolo” nas carreiras de Levir Culpi ou Marcelo Oliveira, consagrados no Brasil como treinadores do patamar de cima.

As conquistas da Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana do ano passado aumentam a expectativa sobre a continuidade do trabalho do treinador atleticano. Como técnico, Levir Culpi esteve no banco de reservas em três edições de Libertadores: 1992, 1998 e 2014 (em apenas um jogo pelo Galo). A participação nas quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia, competição que se assemelha à Libertadores, no comando do Cerezo Osaka, engrossa a experiência de Levir em torneios desse porte.

Marcelo Oliveira é de uma geração mais nova de comandantes e treinou uma equipe em Libertadores apenas no ano passado, no Cruzeiro. A pressão por bons resultados em torneios de mata-mata é mais uma “pedra no sapato” do técnico celeste. Marcelo provou sua competência nesse tipo de competição ao levar o Coritiba a duas finais de Copa do Brasil, mas ainda busca a mesma eficácia que apresentou nos últimos dois títulos consecutivos do Campeonato Brasileiro. As taças nacionais vieram do sistema de pontos corridos.

Números como técnicos

Em 13 jogos de Libertadores, Levir Culpi acumula seis vitórias, quatro empates e três derrotas. A primeira participação do técnico no torneio foi em 1992, pelo Criciúma. Ele levou o time de Santa Catarina às quartas de final, mas não resistiu ao São Paulo, campeão daquele ano. Levir ainda comandou o Cruzeiro em 1998, mas foi eliminado pelo Vasco nas oitavas de final. A Raposa havia entrado na fase eliminatória por ter sido campeã em 1997. Por fim, o treinador substituiu Paulo Autuori e esteve no Independência no jogo da volta contra o Atlético Nacional, na eliminação do Galo em 2014.

Marcelo Oliveira tem 10 jogos na história da Libertadores. Ele levou o Cruzeiro às quartas de final no ano passado, mas a campanha foi marcada por altos e baixos. São quatro vitórias, três empates e três derrotas. Depois de uma classificação dramática na fase de grupos, a Raposa caiu diante do San Lorenzo, vencedor do torneio.

Velhos conhecidos

Embora o destino coloque uma desafio em comum para os treinadores, fora de campo o sentimento entre eles é de amizade. Ambos já demonstraram o apreço e a boa relação em entrevistas. Inclusive, o auxiliar do treinador celeste, Tico dos Santos, trabalhou com Levir por muitos anos. Já houve também ligação profissional direta entre eles. No passado, o técnico atleticano colheu informações com Marcelo. O treinador celeste trabalhou por muitos anos na base do Atlético e chegou a treinar o elenco principal do Galo, em mais de uma ocasião.

Recentemente, os treinadores se enfrentaram em um duelo que parou Belo Horizonte. A decisão da Copa do Brasil do ano passado foi mineira e o treinador do Atlético levou a melhor sobre o comandante do Cruzeiro.

Jogos de Levir como técnico na Libertadores:

1992

Fase de grupos
Criciúma 3 x 0 São Paulo
São José-BOL 0 x 2 Criciúma
Bolívar 1 x 1 Criciúma
Criciúma 5 x 0 São José
Criciúma 2 x1 Bolívar
São Paulo 4 x 0 Criciúma

Oitavas de final
Sporting Cristal 1 x 2 Criciúma
Criciúma 3 x 2 Sporting Cristal

Quartas de final
São Paulo 1 x 0 Criciúma
Criciúma 1 x 1 São Paulo

1998
Oitavas de final
Vasco 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 0 Vasco

2014
Oitavas de final
Atlético 1 x 1 Atlético Nacional

Jogos de Marcelo Oliveira como técnico na Libertadores:

2014

Fase de Grupos
Real Garcilaso 2 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 5 x 1 Universidad de Chile
Defensor 2 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 2 Defensor
Universidad de Chile 0 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 3 x 0 Real Garcilaso

Oitavas de final
Cruzeiro 1 x 1 Cerro Porteño
Cerro Porteño 0 x 2 Cruzeiro

Quartas de final
San Lorenzo 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 1 San Lorenzo

1419 visitas - Fonte: Super Esportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Brasileiro

Dom - 18:30 - Governador Magalhães Pinto -
X
Cruzeiro
Sao Paulo

Brasileiro

Dom - 18:30 - Governador Magalhães Pinto
X
Cruzeiro
Sao Paulo